UOL Esporte Futebol
 
03/09/2010 - 18h45

Portugal leva 4 gols em casa e só empata com Chipre pelas eliminatórias da Euro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Michael Constantinou (de frente) comemora ao marcar o segundo gol do Chipre contra Portugal. Empate teve sabor de derrota para os lusitanos

    Michael Constantinou (de frente) comemora ao marcar o segundo gol do Chipre contra Portugal. Empate teve sabor de derrota para os lusitanos

Portugal jamais havia sofrido um gol sequer do selecionado de Chipre em seus domínios. Levou quatro num único jogo e viu o fim de um tabu histórico. E pior: Jogando em Guimarães o time treinado por Agostinho Oliveira conheceu um surpreendente empate diante do rival cipriota por 4 a 4, nesta sexta-feira, na estreia das duas equipes no grupo H das eliminatórias da Eurocopa-2012.

O time português teve dois importantes desfalques. Dentro de campo, não contou com Cristiano Ronaldo, que lesionou seu tornozelo direito --ele se contundiu na estreia do Real Madrid pelo Espanhol. Já o técnico Carlos Queiroz foi suspenso por seis meses por ter atrapalhado um exame antidoping realizado em maio deste ano em jogadores antes da Copa do Mundo da África do Sul.

Para o primeiro jogo no torneio continental, a seleção foi treinada por Agostinho Oliveira. E foi surpreendida. Logo aos 3min, Aloneftis aproveitou desatenção do sistema defensivo português e fez 1 a 0. O tento é histórico. Foi o primeiro gol anotado pela seleção de Chipre em jogos contra Portugal no campo do adversário.

O começo de partida, aliás, foi alucinante. A reação dos portugueses foi bem rápida. Apenas cinco minutos depois, Nani cruzou para Hugo Almeida, que cabeceou e deixou tudo igual. Aos 12min, outra surpresa. Konstantinou colocou os visitantes novamente em vantagem

Diante do placar, Portugal se mandou para o ataque e passou a pressionar bastante. A postura foi acertada e, aos 29min, Raul Meireles deixou tudo igual. Os anfitriões seguiram atacando. E conseguiram a virada logo aos 5min da etapa final, com Danny, que acertou uma bela cabeçada.

Por incrível que pareça, Chipre não desistiu e empatou. Aos 12min, Okkas recebeu de Chralambibes e tocou na saída de Eduardo. Porém, teve pouco tempo para comemorar. Aos 15min, Manuel Fernandes bateu forte e fez 4 a 3 para Portugal. Após isso, Portugal se acalmou. Mesmo assim, Avraam empatou, aos 44min, e jogou balde de água fria nos anfitriões.

Ainda nesta sexta-feira, a Noruega bateu a Islândia por 2 a 1, fora de casa. Os noruegueses, aliás, são os próximos adversários de Portugal, no dia 7 de setembro. No mesmo dia, a Islândia tentará a recuperação diante da Dinamarca, em Copenhagen.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host