UOL Esporte Futebol
 
Divulgação

Ex-goleiro do Grêmio fez 173 mil votos e se elegeu deputado federal pelo RS

05/10/2010 - 07h08

Recordista de votos, ídolo do Grêmio também vai trabalhar por colorados

Daniel Cassol
Em Porto Alegre

Danrlei de Deus Hinterholz, 37 anos, foi o quarto candidato a deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, muito pelo que fez no futebol. Ídolo da torcida do Grêmio, o ex-goleiro somou 173.787 votos na eleição deste domingo, se tornando o candidato esportista mais votado do Brasil. Eleito pelo lado tricolor, porém, Danrlei promete defender também a parte vermelha do seu Estado.

Filiado ao PTB em 2007, dois anos antes de encerrar sua carreira de goleiro no Brasil de Pelotas, Danrlei era o principal nome do partido na disputa para a Câmara dos Deputados. Nos últimos tempos, Danrlei foi intensificando as aparições públicas, promovendo sua despedida em dezembro, com direito a partida para 30 mil pessoas no Olímpico, e lançando a biografia “Danrlei, uma lenda gremista”.

Danrlei foi o goleiro do Grêmio na década mais vitoriosa da história do clube. O jogador conquistou a Libertadores de 1995, o Brasileirão de 1996 e três títulos da Copa do Brasil. No domingo, confirmou a idolatria dos gremistas com uma votação que surpreendeu a ele próprio. “Foi fora do comum”, diz.

Em entrevista ao UOL Esporte, Danrlei fala sobre a votação expressiva e promete, apesar de ser ídolo do Grêmio, fazer um mandato voltado para todas as torcidas. “Vou defender meu Estado, não somente uma cor”, afirma.

UOL Esporte: Outros candidatos ligados ao Grêmio não conseguiram se eleger. A que você atribui essa votação expressiva?

Danrlei: Acredito que tenha sido principalmente pela minha conduta e pela minha vida no futebol e no Grêmio, a forma como conduzi minha carreira, sempre tendo um ponto de vista e trabalhando questões sociais. Eu sempre tive uma linha e nunca mudei. Isso ajuda bastante para que as pessoas tenham confiança de que eu vou chegar lá e fazer o que estou dizendo.

UOL Esporte: Candidatar-se a deputado era um projeto antigo?

Danrlei: Eu sempre gostei, sempre estive envolvido nas questões sociais. No fim, tive essa votação toda, que foi fora do comum para mim. Nós tivemos recursos mínimos, trabalhando muito o corpo a corpo, e isso me deixou mais feliz ainda.

UOL Esporte: Seus votos foram só dos gremistas?

Danrlei: A maioria sim, mas vi muitos colorados nas ruas dizendo que votariam em mim, por eu ser uma pessoa correta, um cara que lutou, que teve garra e foi leal à camisa do Grêmio. Se tu trabalhar para o Estado do jeito que trabalhou para o Grêmio, vai nos ajudar, eles diziam. Teve muito disso. A minha conduta como atleta desde o início até o final acredito que tenha me credenciado a fazer essa votação.

  • Daniel Cassol/UOL Esporte

    Depois de 10 anos no Grêmio, Danrlei rodou por clubes e encerrou a carreira no Brasil de Pelotas

  • EDU ANDRADE/AE

    Em dezembro do ano passado, promoveu partida de despedida no Olímpico, com 30 mil pessoas

UOL Esporte: Você fala que irá trabalhar pelo esporte. Será um mandato do Grêmio?

Danrlei: Jamais isso vai acontecer. No momento em que fui colocado lá para defender o povo do Rio Grande do Sul, eu jamais poderia deixar uma parte de fora. É uma responsabilidade minha defender meu Estado, não somente uma cor do meu Estado. Dentro da questão política, cada um tem um clube, seja Inter, Grêmio, Juventude, Caxias, Brasil, Pelotas. Vou lutar pelo Rio Grande do Sul.

UOL Esporte: Como você encara o fato de ter sido o candidato esportista mais votado do Brasil?

Danrlei: Isso me deixou muito feliz, principalmente porque o colégio eleitoral é menor. Foi uma surpresa muito grande, uma felicidade enorme, porque tínhamos um grupo muito enxuto de trabalho.

UOL Esporte: A projeção de votos era menor que os 173 mil?

Danrlei : A nossa projeção era metade disso, até porque nossos recursos eram mínimos. Trabalhamos no fio, dentro das possibilidades. Sabíamos que com mais recursos poderíamos ter feito um trabalho melhor. Não conseguimos fazer tudo que imaginávamos, mas acredito que ficou de bom tamanho. Foi uma situação maravilhosa para nós.

UOL Esporte: Como você vê essa questão de não ter tradição na política e ter sido eleito, em grande parte, pela visibilidade que tem?

Danrlei: Eu vejo isso de forma tranquila. Tenho uma conduta, sempre participei de questões políticas e sociais. Só tem um jeito de mudar isso e mostrar alguma coisa para as pessoas, que é trabalhando. E estou com vontade de trabalhar e fazer muita coisa pelo meu Estado. Eu não falo de ninguém, só posso falar sobre mim: estou preparado para exercer a função de deputado federal.

UOL Esporte: Pensa em concorrer a um cargo majoritário futuramente?

Danrlei: Olha, hoje não, não penso nisso. Não temos como saber do futuro, deixa as coisas acontecerem. Hoje, quero exercer minha função, queria isso há um bom tempo. Ainda não cheguei a pensar no futuro. Por enquanto, não tem nada na minha cabeça em relação a isso.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host