UOL Esporte Futebol
 
11/10/2010 - 17h55

Gols de Pato viram exemplo de sucesso do sistema ofensivo da seleção brasileira

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Pato comemora o segundo gol do Brasil contra a Ucrânia; atacante já fez três sob a batuta de Mano

    Pato comemora o segundo gol do Brasil contra a Ucrânia; atacante já fez três sob a batuta de Mano

Alexandre Pato fez seu terceiro gol em três jogos sob o comando de Mano Menezes e começa a ganhar espaço como camisa 9 da seleção. No entanto, antes de valorizar o desempenho individual, o técnico e o próprio atacante exaltam o trabalho do sistema ofensivo da seleção brasileira, responsável pela “artilharia”.

“Geralmente o jogador da última linha depende da equipe, e essa é a maior confirmação de que a equipe está trabalhando bem. O centroavante faz um gol por jogo e ainda cria mais duas ou três oportunidades como ele fez, com bola na trave e tudo”, disse Mano Menezes, após o jogo, em entrevista ao Sportv.

“Fico contente pelo resultado, mas mais feliz pelo jogo que pelo gol marcado”, avaliou Pato, fazendo coro com o chefe.

Os números mostram que a teoria de Mano não está errada. Apesar de liderar a tabela de artilheiros da nova fase da seleção, o atacante do Milan sempre teve companhia. Neymar, na estreia contra os Estados Unidos, e Nilmar, diante do Irã, também aproveitaram as chances que tiveram e marcaram um gol cada.

Quem mais chega perto de Pato, porém, é o lateral-direito Daniel Alves. Nesta segunda, ele marcou seu quinto gol em quatro anos de seleção, o segundo sob o comando de Mano. O resultado, de acordo com o jogador, não é resultado de um treino específico.

“Acho que quem não arrisca não petisca. Hoje foi com um pouquinho de sorte, porque chegou a pegar o zagueiro. Mas é circunstância de jogo. Quando surge a chance a gente tem de aproveitar”, disse Daniel Alves, à Rede Globo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host