UOL Esporte Futebol
 
25/10/2010 - 14h41

Fifa pede explicações ao Quênia por morte de sete torcedores

Das agências internacionais
Em Nairóbi (Quênia)

Nesta segunda-feira, a Fifa solicitou à Football Kenya Limited (FKL), entidade que cuida da modalidade no país africano, explicações sobre os incidentes ocorridos em um jogo no sábado. Sete pessoas morreram.

A tragédia ocorreu quando torcedores tentaram entrar no estádio Nyayo, em Nairóbi (capital do Quênia) para acompanhar a partida entre Gor Mahia e AFC Leopards pelo Campeonato Queniano.

O pedido da Fifa vem após Raila Odinga, primeiro-ministro do Quênia, ordenar uma investigação durante sete dias para analisar o que ocorreu.

“A Fifa pediu explicações para nós. Os dois clubes devem nos contar claramente o que houve, pois eles eram os encarregados pela organização do jogo”, afirmou Titus Kasuve, secretário da FKL.

De acordo com dirigentes da FKL, diretores do Gor Mahia, mandante do jogo, negaram qualquer problema nas medidas de segurança tomadas antes do início da partida.

No mesmo estádio, em 2005, uma pessoa morreu e várias pessoas se feriram durante a partida entre Quênia e Marrocos pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2006.

“A KPL está preocupada com as circunstâncias pelas quais os torcedores de Gor Mahia e AFC Leopards morreram ou se feriram no sábado. Vamos cooperar completamente na investigação para encontrarmos a verdade. É triste acontecer isso quando as pessoas voltavam a ir ao estádio”, disse Elly Kalekwa, presidente da entidade.

De acordo com um oficial responsável pela venda de ingressos, 16 mil entradas foram colocadas à disposição dos torcedores. O estádio tem capacidade para 35 mil espectadores.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host