UOL Esporte Futebol
 
17/11/2010 - 12h20

Pré-jogo em Doha tem música brasileira, camelo e comida argentina

Alexandre Sinato
Em Doha (Qatar)

Axé brasileiro em volume alto. Crianças sobre camelos tirando fotos. Ao fundo, uma mesquita e o imponente Khalifa International Stadium, palco do amistoso entre Brasil e Argentina, às 15h (de Brasília) desta quarta-feira, em Doha. Assim é o ambiente nos arredores da arena antes do clássico mundial.

São muitas as camisas e as referências de Brasil e Argentina. Os torcedores locais mostram ser fãs das duas seleções e desfilam com as cores de ambos em uniformes, pinturas no rosto, bandeiras, cachecóis, flâmulas... São muitos os artigos vendidos no acesso ao estádio.

Uma das grandes atrações são os camelos usados como personagens de fotos. Os torcedores pagam para subir no animal e tirar algumas poses em seu dorso. Eles se agacham em tapetes quando ocorre a troca de torcedor e logo levantam novamente para mais fotos.

A trilha sonora é totalmente brasileira. Na Fan Zone montada no complexo do estádio, o axé é a música preferida e que mais anima o público. Curiosos, todos se amontoam perto do palco para escutar o som e observar artistas dançando com roupas típicas brasileiras, todas muito coloridas.

O choque cultural é inevitável. Enquanto uma música fala em “bundinha”, mulheres muçulmanas com os corpos quase todo cobertos olham atentas os movimentos dos dançarinos vestindo trajes curtos, pouco comuns em Doha.

Há  barracas com comidas dos três países envolvidos no evento. Uma das mais movimentadas é a da comida argentina. Suas rivais são a culinária brasileira e a do Qatar, sede do amistoso.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host