UOL Esporte Futebol
 
30/11/2010 - 17h52

Após tormenta na base, São Paulo emplaca seis revelações na seleção sub-20

Carlos Padeiro*
Em São Paulo

Lucas, Casemiro, Lucas Gaúcho, Bruno Uvini, Henrique e Oscar. Seis jogadores formados na base do São Paulo foram convocados por Ney Franco para defender a seleção sub-20 no Sul-Americano de 2011, torneio que vale vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

A convocação de vários jogadores do clube mostra um pouco da força da base do São Paulo. Com ela fecho um ano pessoalmente muito bom. Fui campeão da Copa São Paulo, subi para o profissional, me firmei entre os titulares e agora consegui a convocação para a seleção sub-20

Lucas, meia de 18 anos

A notícia divulgada nesta terça-feira ratifica a redenção do Centro de Formação de Atletas de Cotia, que atravessou uma crise no início do ano.

Tudo começou quando três jovens revelações acionaram a Justiça em busca da rescisão contratual. Após alguns meses de audiências nos tribunais, Diogo e Lucas Piazon entraram em acordo com a diretoria e seguem no clube tricolor. Já Oscar ganhou a causa, ficou livre no mercado e atualmente defende o Internacional (o processo continua na Justiça, e o São Paulo tenta reverter a situação).

A gente sempre fica feliz quando é convocado, né? Fiz um bom Campeonato Brasileiro e estava aguardando esta convocação. O fato de ir com mais quatro do São Paulo vai ajudar bastante na Seleção

Casemiro, volante de 18 anos

Além disso, a diretoria contratou 15 reforços durante a temporada, e os pratas-da-casa não recebiam oportunidades no time de cima, fato que incomodava pessoas influentes no Morumbi e profissionais que trabalham em Cotia.

Estou rindo à toa com esta convocação. Estava esperando esta oportunidade e estou muito feliz por ter acontecido. Fiz questão de ligar para os meus pais e amigos para dividir esta alegria. Espero representar bem o clube

Bruno Uvini, zagueiro de 19 anos

No segundo semestre, o cenário mudou após a eliminação na Copa Libertadores. Os garotos campeões da Copa São Paulo de Juniores passaram a ter espaço na equipe principal. Lucas é titular absoluto e Casemiro e Lucas Gaúcho têm atuado com frequência.

Eu estou feliz demais. Eu esperava ser convocado até pelas últimas convocações que eu estive presente. Mas não imaginaria que ficaria tão feliz como estou agora

Lucas Gaúcho, atacante de 19 anos

Além dos três, o zagueiro Bruno Uvini, que participou de duas partidas na equipe principal e é reserva, também estará no Sul-Americano no Peru. Henrique, emprestado ao Vitória e com retorno previsto para janeiro, e Oscar, hoje no Inter, fecham o sexteto de promessas criadas em Cotia e escolhidas por Ney Franco.

“Finalmente Cotia esta produzindo depois de passar por um tempo de maturação. O local tem cinco anos apenas”, celebrou o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha, ao ser informado sobre a presença dos jovens da base na seleção sub-20. “Essa é uma safra muito boa, os meninos foram campeões da Copa São Paulo e virá uma outra safra muito boa do sub-17.”

O investimento no CT de Cotia é alto. São aproximadamente R$ 4 milhões por ano de manutenção. A venda do zagueiro Breno em 2007, formado lá, rendeu aos cofres são-paulinos US$ 19 milhões.

 

*As declarações dos jogadores foram publicadas no site oficial do São Paulo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host