UOL Esporte Futebol
 
Flávio Florido/UOL

Franz Beckenbauer acha que a Copa deve acontecer no inverno do Qatar

04/12/2010 - 08h55

Beckenbauer sugere que Copa no Qatar seja realizada em janeiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Membro do comitê executivo da Fifa, o alemão Franz Beckenbauer sugeriu que a Copa do Mundo de 2022 no Qatar seja realizada em janeiro ou fevereiro, para evitar as temperaturas escaldantes do deserto árabe durante o verão.

“Alguém precisa pensar em uma solução diferente. Em janeiro ou fevereiro, teríamos confortáveis 25 graus lá. Os planos das grandes ligas teriam que mudar, mas isso não seria um obstáculo tão grande”, avaliou Beckenbauer em entrevista ao jornal alemão Bild.

Tradicionalmente, a Copa do Mundo é realizada por volta do mês de julho, quando é verão no hemisfério norte e as ligas europeias estão em recesso. O último mundial da África do Sul, por outro lado, foi realizado durante o inverno no país.

No verão do Qatar, o termômetro pode chegar a 50 graus. De qualquer maneira, Beckenbauer já está pensando no ar condicionado: “Seria uma alternativa usar o controle de temperatura em grande escala nos estádios e nos espaços para os torcedores”.

O Qatar ganhou a disputa para sediar a Copa de 2022 deixando para trás Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão. Será o primeiro país do Oriente Médio a sediar um Mundial, apesar de nunca ter se classificado. Além disso, é o menor território a receber a competição.

Para Beckenbauer, que deixará o comitê executivo da Fifa em março, foi um erro escolher de uma vez só as sedes das Copas de 2018 e 2022. “Mas agora já aconteceu. Ficaria feliz em deixar a decisão sobre 2022 para a próxima geração”, comentou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host