UOL Esporte Futebol
 
06/12/2010 - 09h54

Fifa confirma trio do Barça, e Iniesta é o grande favorito à Bola de Ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Iniesta, Messi e Xavi, principais destaques do Barcelona, dominam briga pela Bola de Ouro 2010

    Iniesta, Messi e Xavi, principais destaques do Barcelona, dominam briga pela Bola de Ouro 2010

O trio do Barcelona formado por Andrés Iniesta, Lionel Messi e Xavi deixou o “carrasco” holandês Wesley Sneijder fora da disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2010. A informação já havia sido adiantada pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport no fim de semana. Segundo a mesma publicação, o vencedor deverá ser Iniesta, autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo.

Iniesta, Messi e Xavi superaram uma pré-lista que contava com 23 nomes. O novo formato da premiação, nascido da fusão dos prêmios Bola de Ouro e FIFA World Player, homenageia deste modo a seleção da Espanha, campeã do mundo, e o jogo bonito do Barcelona. O troféu será entregue pela revista France Football no dia 10 de janeiro de 2011.

“É um orgulho estar entre os três finalistas da Bola de Ouro, mas o que é ainda melhor é estar ao lado de Xavi e Leo. Um prêmio maravilhoso para a base!”, comentou o favorito Iniesta em sua página no Facebook.

O tradicional prêmio conta com uma ausência importante. O holandês Sneijder, que liderou a campanha da sua seleção vice-campeã mundial e foi o destaque na eliminação do Brasil nas quartas, foi excluído do pódio. Ele também participou da conquista da Liga dos Campeões pela Internazionale de Milão.

Barcelona repete Milan

Antes de o clube espanhol emplacar três de seus jogadores na final do prêmio de melhor do mundo, o Milan já havia feito o mesmo, e duas vezes consecutivas. No entanto, o prêmio não era reconhecido pela Fifa na época, mas apenas pela revista France Football.

Em 1988, o time italiano teve Marco Van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard nas primeiras posições. No ano seguinte, o prêmio voltou a ser dominado por três jogadores do Milan: Van Basten, Franco Baresi e Rijkaard.

Marta na disputa

O Brasil foi representado por três jogadores na relação inicial da Fifa: Julio César e Maicon, da Inter de Milão, e Daniel Alves, outro atleta do Barça. Na categoria feminina, o país tem chances de ser homenageado com Marta, vencedora nos últimos quatro anos. Ela disputará o prêmio com as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj.

Os espanhóis Vicente del Bosque (seleção espanhola) e Pep Guardiola (Barcelona) e o português José Mourinho (Inter de Milão e Real Madrid) são os três finalistas na categoria de melhor treinador.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host