UOL Esporte Futebol
 
13/12/2010 - 07h01

Atlético e Cruzeiro seguem sem reforços e com poucas definições para 2011

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Destaque do Avaí, meia Caio foi indicado por Cuca e pode acertar com o Cruzeiro nesta semana

    Destaque do Avaí, meia Caio foi indicado por Cuca e pode acertar com o Cruzeiro nesta semana

Uma semana depois do encerramento do Campeonato Brasileiro 2010, os rivais Atlético-MG e Cruzeiro ainda não anunciaram reforços e permanecem com seus grupos de jogadores indefinidos para a temporada 2011. Nesse período de especulações, alvinegros e celestes apresentaram quase nada de concreto.

Durante a semana que passou, enquanto o Atlético acertou a renovação do contrato do lateral-esquerdo Leandro por mais uma temporada, o Cruzeiro anunciou a saída do atacante Robert, que estava fora dos planos do técnico Cuca e por isso seu vínculo não foi prorrogado. De certo mesmo, foi só.  

A diretoria cruzeirense deixou encaminhada a renovação do contrato do zagueiro Leonardo Silva, que operou o joelho direito no meio do ano e não atuou mais na temporada. O clube mineiro aguarda a resposta do jogador, o que deve ocorrer nesta semana. O volante argentino Prediger, que não um jogo com a camisa celeste, pediu para sair, porém sua liberação depende do Porto, de Portugal.

Pelo lado do Atlético, seguem indefinidas as situações de três jogadores cujos contratos expiram no final deste ano. Dois deles, o goleiro Aranha e o lateral-esquerdo Fernandinho, devem deixar o clube. Já o volante Fabiano, que está nos planos de Dorival Júnior, pode renovar o compromisso.

Em relação a contratações, o presidente atleticano, Alexandre Kalil, confirmou apenas negociação com o volante Toró, ex-Flamengo. Outro que está nos planos é o atacante Jobson, mas o jogador tem contrato com o Botafogoaté 24 de junho de 2015. Segundo o dirigente, o volante Richarlyson, que deixou o São Paulo recentemente, foi oferecido, mas não houve acordo em relação a salário.

O Cruzeiro admitiu até agora apenas duas negociações. Indicado pelo amigo Cuca, o meia Caio, destaque do Avaí no Brasileirão, disse que está perto de acertar, o que pode ocorrer nesta semana. O atacante Rafael Moura, do Goiás, foi oferecido, mas a diretoria celeste considerou alta a primeira proposta pelo jogador. Porém, o acordo não foi descartado pelo empresário do jogador, Carlinhos Sabiá. O zagueiro Mauricio Victorino foi oferecido, mas o valor alto inviabilizou, por enquanto, o acerto.

Outra decisão que ainda não foi tomada pelos rivais se deve aos jogadores que retornam de empréstimo de outros clubes. O Cruzeiro informou que os meias Bernardo, que estava no Goiás, e o Reina, no Ceará, se apresentam em janeiro a Cuca, mas não antecipou se serão aproveitados. No Atlético, o lateral-direito Marcos Rocha, cedido ao América-MG, é o mais cotado para ganhar oportunidade no elenco alvinegro.

  • Alexandre Durão/UOL

    Leandro (e) renovou contrato e Daniel Carvalho terá a nova chance para deslanchar na temporada 2011

Base mantida

O discurso dos rivais é de buscar reforços dentro da realidade dos clubes, sem onerar os cofres. O Cruzeiro aposta na manutenção da base formada há três anos e na chegada de jogadores para suprir algumas necessidades. A diretoria celeste não informou as posições que serão reforçadas, mas é certo que mais um atacante será contratado.

No Atlético, o técnico Dorival Júnior admite manter a base, mas quer mudar perfil do elenco atleticano para 2011. Alexandre Kalil informou, no entanto, que o clube deverá contratar apenas cinco jogadores. O dirigente descartou investir em “estrelas” e acenou com intervenções pontuais no grupo alvinegro.

Apesar de o Atlético brigar contra o rebaixamento na maior parte do Brasileirão, Kalil disse que a base de 2010 tem qualidade e por isso o clube aposta em nomes como Diego Tardelli, Obina, Diego Souza, Réver e Ricardinho.

O dirigente acredita que Daniel Carvalho, outra ‘estrela’ que não se saiu bem neste ano, possa desencantar na próxima temporada. “O Daniel Carvalho pagou a rescisão dele na Rússia para vir. O Atlético tem uma participação no passe dele. Ficou três meses sem jogar, tem se recuperado, é um jogador diferente, nós temos contrato, não temos salário amalucado e o Atlético conta com ele para o ano que vem, sim”, ressaltou Kalil.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host