Topo

Retrospectiva 2010 - Relembre os cinco melhores jogos de futebol do ano

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/12/2010 18h01

A Copa do Mundo viu a Espanha campeã, mas também celebrou o bom futebol de Holanda, Argentina e Alemanha. Real Madrid e Barcelona seguem destoando no cenário europeu, apesar dos lampejos de Inter de Milão, Chelsea e Bayern de Munique. No Brasil, o Fluminense venceu um dos campeonatos brasileiros mais disputados, enquanto o Internacional ficou novamente com o título da Libertadores e o Santos venceu a Copa do Brasil pela primeira vez.

Por trás de todas essas glórias, o ano de 2010 será lembrado por uma nova “Mão de Deus”, um pequeno gesto de indisciplina, alguns centímetros de dúvida, uma arrancada comandada pelo Imperador, além de vários shows de um argentino.

COPA DO MUNDO - URUGUAI (4) 1 x 1 (2) GANA – 02/07/2010

Um atacante defende a bola com a mão no último minuto da partida. O jogo estava 1 a 1, e o gol daria uma vaga inédita na semifinal da principal competição do mundo. Cheio de confiança, o cobrador chuta, mas a bola para na trave. Após uma prorrogação tensa, a disputa de pênaltis com um resultado consagrador para a nova “Mão de Deus”. Esse foi o enredo do melhor jogo deste ano, que envolveu Uruguai e Gana, nas quarta de final da Copa do Mundo. A “malandragem” do atacante Luis Suarez, a chance perdida de Gyan, as duas penalidades defendidas por Muslera e, para completar o show, uma cavadinha de Loco Abreu. Um espetáculo imortalizado na história do futebol. Leia

CAMPEONATO ESPANHOL - BARCELONA 5 X 0 REAL MADRID - 29/11/2010

Cristiano Ronaldo x Lionel Messi. José Mourinho x Josep Guardiola. Özil x Xavi. Barcelona x Real Madrid. O maior clássico do futebol espanhol foi aguardado com muita ansiedade nesta temporada, já que havia tempo que os dois times não chegavam tão equilibrados para o jogo. Porém, foi só a bola rolar no Camp Nou, para o mundo descobrir que estava errado, pelo menos em relação a uma suposta igualdade de forças. Com um futebol mágico e objetivo, o time da Catalunha deu um nó na arrogância do português Mourinho e aplicou uma goleada histórica de 5 a 0, mostrando que o futebol-arte ainda tem espaço para quem sabe praticá-lo. Leia.

CAMPEONATO PAULISTA - SANTOS 2 X 3 SANTO ANDRÉ – 02/05/2010

A festa já estava armada para os “Meninos da Vila”. Um time entrosado e cativante, com goleadas incontestáveis, estava próximo de conquistar seu primeiro título. O Pacaembu estava lotado e, com a vitória na primeira final, os torcedores aguardavam apenas os últimos 90 minutos para soltar o grito de campeão. Do outro lado, no entanto, estava o Santo André, que apesar de não ser tão badalado, conseguiu se impor e dificultar a vida do Santos. O jogo festivo se transformou em uma batalha de nervos, com quatro expulsões, cinco gols, uma bola na trave aos 44min do segundo tempo, um gesto de Paulo Henrique Ganso que será lembrado por muito tempo e, no fim, a coroação da melhor equipe do Paulista. Leia.

TAÇA GUANABARA - FLUMINENSE 3 X 5 FLAMENGO - 31/01/2010

O Fluminense terminou a temporada como campeão brasileiro, enquanto o Flamengo lutou até o fim para evitar o rebaixamento. No começo do ano, no entanto, os dois times protagonizaram um jogo parelho e que terminou com uma virada sensacional da equipe rubro-negra. Na quinta rodada da Taça Guanabara, o clássico mais tradicional do Rio de Janeiro coroou Adriano. Em um dia inspiradíssimo, o atacante comandou a reação da sua equipe, marcou três gols, e deixou o campo ovacionado pela torcida. Vagner Love e Kleberson também marcaram para a equipe rubro-negra. Alan, Cássio e Conca descontaram para o time tricolor, mas provaram mais tarde que muita coisa pode mudar em apenas um ano. Leia.

COPA DO MUNDO - ALEMANHA 4 X 1 INGLATERRA - 27/06/2010

Com um futebol bonito e eficiente, a Alemanha surpreendia até os mais otimistas ao vencer a Inglaterra por 2 a 1. Apesar da visível inferioridade técnica, os ingleses conseguiram equilibrar o jogo e, aos 38min do primeiro tempo, protagonizaram a maior polêmica da última Copa do Mundo. Lampard arriscou um chute de longe, bateu no travessão, entrou e saiu do gol. O árbitro e o assistente não viram o lance e, consequentemente, não confirmaram o que seria o empate da Inglaterra. Muitos (possivelmente alemães) falaram até em uma “justiça divina”, já que os ingleses haviam se beneficiado de uma jogada semelhante no Mundial de 1966. Alheia às polêmicas, a Alemanha marcou mais dois gols, confirmou sua superioridade, e seguiu sua caminhada no torneio. Leia.