Topo

Atlético de Madri é eliminado da Liga Europa; Jô marca e City acaba em 1º

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2010 17h52

Atual campeão da Liga Europa, o Atlético de Madri acabou eliminado precocemente da competição nesta quinta-feira. O time espanhol, que sequer fez a sua parte em Leverkusen ao empatar por 1 a 1 com o Bayer, precisava ainda contar com um tropeço do Aris, que não aconteceu. Os gregos venceram o já eliminado Rosenborg por 2 a 0, em casa, e assim ficaram com a segunda vaga do grupo B – a liderança terminou com o time alemão.

A desclassificação do Atlético de Madri da Liga Europa, porém, já havia ficado muito próxima após a quinta rodada da competição, quando o time espanhol perdeu para o Aris em pleno Vicente Calderón por 3 a 2, de virada, e assim passou a não depender mais de suas próprias forças para avançar. O Leverkusen, por sua vez, termina a fase de grupos invicto (três vitórias e três empates).

Apesar de prejudicado pela tempestade de neve, que foi aumentando com o decorrer da partida, o duelo até contou com algumas boas chances na etapa inicial, principalmente do Atlético de Madri. Na primeira delas, aos 9min, Agüero fez ótima jogada individual pela direita e cruzou para Diego Forlán, que chegou atrasado e por pouco não conseguiu a conclusão.

Em lance semelhante, mas pela esquerda, Simão levou seu marcador, invadiu a área e cruzou para Forlán, que da marca do pênalti não soube tirar do goleiro na finalização e acabou mandando em cima de Giefer. Aos 29min da etapa inicial, fez-se necessária a utilização da bola laranja, já que o campo havia ficado completamente branco.

Na etapa final, talvez por ser informado da vitória do Aris, na Grécia, o Atlético de Madri caiu de produção e deixou o Bayer Leverkusen gostar do jogo. E aos 24min, Kiessling deu assistência para Patrick Helmes finalizar no canto esquerdo do goleiro De Gea e abrir o placar. Logo na sequência, Fran Merida Perez empatou a partida, mas não era suficiente.

Jô marca e City termina líder

O único grupo que já tinha suas duas vagas definidas era o A, com Manchester City e Lech Ponzan. Restava apenas saber quem ficaria com a primeira posição. E com o empate de 1 a 1 entre Manchester City e Juventus, em Turim, e a vitória do Lech Ponzan diante do Salzburg, por 1 a 0, a liderança acabou ficando com o time inglês.

A liderança do City veio por saldo de gols (terceiro critério, já que ambos acabaram com 11 pontos e se igualaram nos confrontos direitos – uma vitória de 3 a 1 para cada lado). O brasileiro Jô, aos 30min do segundo tempo, marcou o gol que garantiu o primeiro lugar ao City.

Lille faz lição de casa e avança

Com o Sporting já classificado em primeiro, com 12 pontos, coube a Lille e Gent definirem em confronto direto quem ficaria com a segunda vaga do grupo C. Em duelo disputado na cidade de Villeneuve, os anfitriões levaram a melhor; Obraniak. Pierre-Alain Frau e Moussa Sow garantiram a vitória de 3 a 0 e consequentemente a classificação do time francês.

Já o time português cumpriu tabela contra o já eliminado Levski Sofia, em partida disputada na Bulgária, e saiu derrotado por 1 a 0.

CONFIRA QUAIS FORAM OS 32 TIMES CLASSIFICADOS PARA AS ELIMINATÓRIAS

Manchester CityLech PoznanBayer LeverkusenAris
SportingLilleVillarrealPAOK
BATE BorisovDynamo de KievCSKA MoscowSparta Praga
ZenitAnderlechtStuttgartYoung Boys
PSVMetalistPSGSevilla
LiverpoolNapoliPortoBesiktas
Twente*Benfica*Rangers*Rubin Kazan*
Basel*Spartak Moscow*Ajax*Braga*

* classificados pela Liga dos Campeões (terceiros colocados em seus grupos)