Topo

PSV segura Metalist e fica em primeiro; Zenit termina como único time 100%

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2010 19h56

PSV e Metalist entraram nesta última rodada da fase de grupos com a vaga garantida para a etapa eliminatória da Liga Europa. Mas restava ainda decidir quem ficaria com a liderança da chave I, em confronto direto que aconteceu nesta quinta-feira em Eindhoven. Melhor para o time holandês, que apesar do empate por 0 a 0 em casa, terminou com a primeira posição.

O Metalist precisava de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com a primeira posição do grupo I. E esta vantagem poderia ter sido construída já no primeiro tempo, não fossem os inúmeros gols perdidos – dois deles pelos brasileiros Cleiton Xavier e Taison – em rápidos contra-ataques armados pelo time ucraniano.

Apesar dos gols perdidos, os brasileiros eram os melhores do time visitante. Na etapa final, porém, o PSV voltou com a defesa mais compacta e não permitiu mais os ataques do Metalist, mantendo o jogo com o placar inicial. Na outra partida do grupo, com ambos já eliminados, o Debreceni venceu a Sampdoria por 2 a 0, em duelo realizado na Hungria.

AEK deixa vaga escapar, e Zenit termina com 100%

Pelo grupo G, o AEK estava com a vaga ‘na mão’, mas acabou a deixando escapar. O time grego precisava de apenas um empate, em Atenas, mas perdeu um pênalti no primeiro tempo, acabou derrotado pelo Zenit por 3 a 0 e viu o Anderlecht avançar para a fase de mata-mata da Liga Europa.

A equipe belga, que superou o HNK Hadjuk por 2 a 0, terminou com os mesmos sete pontos do AEK, mas levou a melhor nos confrontos diretos. Já o Zenit, líder da chave, chegou ao sexto triunfo em seis jogos disputados e terminou como o único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos.

Mesmo com a liderança garantida, Stuttgart goleia

O Stuttgart já estava com a liderança do grupo H garantida. Mesmo assim, não teve dó do já eliminado Odense, da Dinamarca, e aplicou uma goleada de 5 a 1. Assim, terminou com 15 pontos, com apenas uma derrota nas seis partidas. Já o Young Boys foi derrotado por 1 a 0 pelo Getafe, na Espanha, mas já havia garantido sua vaga para as eliminatórias na rodada anterior.

CONFIRA QUAIS FORAM OS 32 TIMES CLASSIFICADOS PARA AS ELIMINATÓRIAS

Manchester CityLech PoznanBayer LeverkusenAris
SportingLilleVillarrealPAOK
BATE BorisovDynamo de KievCSKA MoscowSparta Praga
ZenitAnderlechtStuttgartYoung Boys
PSVMetalistPSGSevilla
LiverpoolNapoliPortoBesiktas
Twente*Benfica*Rangers*Rubin Kazan*
Basel*Spartak Moscow*Ajax*Braga*

* classificados pela Liga dos Campeões (terceiros colocados em seus grupos)