Topo

Gregos querem F.Rochemback por Gilberto Silva e Grêmio pretende renovação

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre*

17/12/2010 17h37

Fábio Rochemback é um jogador conhecido na Europa. Com passagens por Barcelona, Sporting e Middlesbrough, o volante foi eleito duas vezes melhor jogador do Campeonato Português. Depois de tempos em baixa, ele recuperou seu melhor futebol no Grêmio e volta a despertar interesse no velho continente. O Panathinaikos, da Grécia, analisa propor um contrato ao jogador ou uma troca por Gilberto Silva, que interessou ao Grêmio. A direção gremista, por sua vez, aguarda para tentar manter o capitão do time. O contrato do marcador acaba em agosto de 2011.

Rochemback começou o ano no banco de reservas e sob fortes críticas no Grêmio. Constantemente fora de forma, o volante apostava na realização de uma boa pré-temporada para crescer no decorrer do ano. Foi exatamente isso que aconteceu. Melhorando gradativamente, Rochemback acabou a temporada como capitão do time, um dos destaques do Brasileirão e chamado pelo presidente Duda Kroeff de "melhor volante do Brasil".

Os bons jogos o colocaram em evidência novamente e os gregos do Panathinaikos analisam tentar a ida do volante para o país. Na janela de transferências de julho esta possibilidade já foi cogitada e volta neste momento. O problema para o Grêmio é que em fevereiro Rochemback já poderá assinar um pré-contrato e deixar o clube em agosto sem que nada seja pago. A ideia dos gregos pode ser uma troca com o volante Gilberto Silva, que esteve próximo de acerto com o Grêmio em 2010.

"Vamos pensar na renovação dele mais tarde, temos outros casos neste momento", disse o vice de futebol gremista Antonio Vicente Martins ao UOL Esporte. O responsável pelo departamento de futebol estava envolvido em uma reunião e não pôde detalhar a situação do marcador, que faz parte dos planos de Renato Gaúcho, grande apreciador de seu futebol.

O GRÊMIO NO TWITTER

O pai e empresário do jogador, Juarez Rochemback, garantiu à Rádio Guaíba que Fábio irá cumprir seu contrato, mas depois disso analisará propostas para o futuro. O agente ainda disse que há um empresário tentando levar o volante para o futebol mexicano.

Através de seu perfil oficial no Twitter, o volante Gilberto Silva admitiu a possibilidade de voltar ao Brasil em janeiro. "Se existir convite é possível sim", disse quando questionado pela reportagem do UOL Esporte.

Grêmio e Panathinaikos mantém boa relação, já que Gabriel pertence ao clube grego e está emprestado aos gaúchos. O lateral-direito também trará preocupação para a direção gremista, já que seu contrato acaba em junho de 2011.

*Atualizado às 18h30