Topo

Carente de títulos, Vasco celebra dez anos da 'Virada do Século'

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

20/12/2010 11h37

Não há como negar: clubes são feitos de títulos. E no Vasco não é diferente. A alegria ou tristeza presente no coração de cada torcedor é norteada pela presença ou ausência dos mesmos. E nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a tristeza pela falta dessas conquistas em um passado recente será esquecida por um instante, quando os vascaínos celebram os dez anos de uma das maiores conquistas da história do clube: o título da Copa Mercosul de 2000, conquistado após aquela que os cruzmaltinos chamam de "Virada do Século".

  • UOL Esporte

    Meio-campo Juninho Paulista comemora com Romário um dos gols na final da Copa Mercosul

  • Divulgação

    O departamento de marketing do clube lançou uma camisa alusiva ao título que completa dez anos

Não bastasse ter o peso de uma conquista internacional, o triunfo da equipe de São Januário não ficou vivo na memória por acaso. Com ares de epopeia, o time de Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e cia., atuando fora de casa, no Parque Antarctica, virou um jogo que parecia perdido e libertou o grito de campeão, nem tão entalado na garganta, já que tão comum para os vascaínos àquela época.

Após saírem derrotados pelo Palmeiras por 3 a 0 no intervalo, os jogadores já faziam ideia que o nome de cada um que participava daquele jogo ficaria na história. Em um grupo avesso às decepções, eles preferiram marcar de maneira positiva o lugar na memória do torcedor vascaíno. Em pouco mais de 45 minutos, deixaram de lado a opção de se tornarem vilões para encarnarem o papel de heróis.

Muito mais que as dificuldades do jogo, tão corriqueiras quando se trata de uma final de campeonato, os cruzmaltinos tiveram que superar outros obstáculos para colocarem a mão na taça e marcarem nome na lembrança de cada torcedor do Vasco. A começar pela troca no comando técnico às vésperas da partida decisiva (Joel Santana assumiu o time quatro dias antes, ocupando o lugar deixado por Oswaldo de Oliveira, demitido), o time não teve vida fácil até chegar ao título.

A recepção hostil no estádio Palestra Itália, o vestiário alagado no intervalo e algumas discussões entre companheiros de time tinham tudo para tornar o cenário dramático, mas nem isso foi capaz de impedir que a estrela de Romário, autor de três dos quatro gols da vitória, brilhasse e conduzisse a nau vascaína a um final feliz.

Lembrança viva de um tempo que contrasta com a realidade atual, o título histórico da Copa Mercosul de 2000, o último internacional conquistado pelo Vasco, serve como alento e inspiração para que jogadores, diretoria e comissão técnica recoloquem o time nos trilhos para o caminho das vitórias.

Camisa comemorativa

Aproveitando o momento de comemoração, o departamento de marketing do clube lançou, na última semana, uma camisa alusiva ao título que completa 10 anos. Com a inscrição “Virada do Século”, a peça já está disponível para os torcedores ao preço de R$ 59,90.