Topo

'Leona' do hóquei supera Messi e é eleita melhor do ano na Argentina

Luciana Aymar (d) é uma das estrelas da Argentina no hóquei, no time das "Leonas" - AFP
Luciana Aymar (d) é uma das estrelas da Argentina no hóquei, no time das "Leonas" Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/12/2010 09h50

Apesar de Lionel Messi ser uma sensação mundial no futebol, com seus gols e excelentes atuações no Barcelona, os argentinos não o viram como o grande destaque do ano. Na eleição de melhor esportista da temporada, foi uma jogadora de hóquei na grama quem triunfou.

Uma das “Leonas”, apelido das jogadoras que atuam pela seleção da argentina da modalidade, Luciana Aymar é quem ficou com o prêmio Olímpia de Ouro, depois de ser eleita em sete oportunidades a melhor do mundo no hóquei na grama.

Aos 33 anos, ela liderou em setembro a Argentina ao título mundial, em competição realizada na cidade de Rosario.

Messi é um dos cotados para ganhar a Bola de Ouro pela temporada feita em 2010, mas acabou ofuscado pela compatriota. Além dela os jogadores de basquete Luis Scola e Leo Gutiérrez, Juan Manuel Martínez (futebol) , a tenista Gisela Dulko e Facunde Conte (vôlei) foram destaque na noite.

Entre os ídolos da velha geração, receberam homenagem Maradona, Emanuel Ginóbili (basquete), Juan Manuel Fangio (F-1), Carlos Monzón (boxe), Osvaldo Suárez (atletismo), Juan Curuchet e Walter Pérez (ciclismo), Guillermo Vilas (tênis) e Hugo Porta (rúgbi), entre outros.