Topo

Teixeira detona Amorim e diz que Fla procura desculpas para justificar incompetência

Bernardo Feital

No Rio de Janeiro *

23/12/2010 12h55

Está declarada a guerra verbal entre Flamengo e CBF. O presidente da entidade máxima do futebol nacional Ricardo Teixeira detonou nesta quinta-feira a mandatária do Flamengo Patrícia Amorim, alegando que os pleitos do clube pelo reconhecimento do hexacampeonato servem para mascarar a incompetência administrativa da atual gestão flamenguista.

FLAMENGO PROMETE LUTAR POR DIREITOS

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    O não reconhecimento do título brasileiro do Flamengo de 1987 por parte da CBF não desceu na garganta dos dirigentes rubro-negros. Após uma reunião no final da tarde desta quarta, a presidente Patricia Amorim concedeu entrevista coletiva na sede da Gávea e afirmou que o clube irá até as últimas consequências para valer o seu direito.

“Tem ficado cômodo e cômico essa desculpa botando a incompetência administrativa e sempre culpando a eleição do clube dos 13 por qualquer coisa de errado. Se isso acontece é porque alguém não votou no partido de quem a CBF apoiava no clube dos 13. Só para se ter uma ideia nessa unificação dos títulos três clubes dos seis votaram no candidato oposto ao que a gente teoricamente apoiava", declarou Teixeira durante um evento da divulgação do novo patrocinador da seleção brasileira.

"É de um profundo ridículo justificar a incompetência administrativa nesse caso de perseguição. Que o Flamengo se esforce e que fale menos e faça mais porque esse ano foi muito ruim”, terminou o representante máximo da CBF.

A fala de Teixeira vem em resposta à afirmação de Patrícia Amorim, que disse nesta quarta que irá lutar até o fim para que a CBF reconheça que o Flamengo ganhou o Campeonato Brasileiro de 1987 e, em consequência disso, possa ser considerado hexacampeão nacional.

“Repudiamos em absoluto o não reconhecimento do nosso título brasileiro. Todos os encaminhamentos jurídicos serão feitos. Vamos a todas as instâncias jurídicas, políticas, populares, redes sociais. O meu estômago ficou embrulhado pela decepção. É um dia muito ruim e que não vamos esquecer”, desabafou. 

A CBF considera que o campeão brasileiro de 1987 é o Sport. Teixeira disse durante o evento das unificações dos títulos nacionais ser impossível que a entidade homologue o Flamengo vencedor daquele ano e orientou o clube carioca buscar seus direitos até na Justiça Comum se for o caso.

“É impossível que homologuemos o título brasileiro do Flamengo. O jurídico fez um levantamento e houve uma decisão do Superior Tribunal de Justiça em que a CBF é obrigada a cumprir sob pena de até ter prisão em caso de desobediência”.

* Atualizada às 13h09

CAMPEÕES BRASILEIROS APÓS A UNIFICAÇÃO

8

títulos
          
   Palmeiras              Santos     

6

títulos

São Paulo       

5

títulos

Flamengo*

4

títulos
          
   Corinthians              Vasco     

3

títulos
          
 Fluminense             Inter     

2

títulos
                           
 Bahia              Botafogo            Cruzeiro            Grêmio

1

título*
                                    
Atlético-MG       Atlético-PR         Coritiba            Guarani               Sport*
*A CBF considera o Sport campeão de 1987, já que o Flamengo se recusou ao cruzamento dos dois módulos, mas o UOL considera os dois times campeões daquele ano. Lembrando: a lista considera apenas os títulos segundo a CBF.
Leia mais: 'Virada de mesa' em 1987 foi decisiva para polêmica da Taça das Bolinhas