Topo

Criticada em 2010, zaga atleticana não entra na lista de reforços para 2011

Diretor Eduardo Maluf não inclui a contratação de zagueiro na lista de reforços do Atlético para 2011 - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Diretor Eduardo Maluf não inclui a contratação de zagueiro na lista de reforços do Atlético para 2011 Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

24/12/2010 12h04

Com a segunda defesa mais vazada do Brasileirão 2010, o Atlético-MG não incluiu, oficialmente, zagueiros na lista de reforços para iniciar a pré-temporada. Dos oito ou nove atletas que a diretoria e o técnico Dorival Júnior traçaram para começar a temporada, não contemplou a zaga, pelo menos por enquanto.

No Campeonato Brasileiro, a defesa atleticana sofreu 64 gols, ao lado do lanterna Grêmio Prudente, e só não teve desempenho pior que a do Goiás, que foi vazada 68 vezes. Apesar do rendimento negativo, o setor melhorou na reta final da competição, já sob o comando de Dorival Júnior.

Com Vanderlei Luxemburgo à frente, o time mineiro sofreu 45 gols em 24 rodadas, média de 1,9 gol por partida. Sob a batuta de Dorival Júnior, a defesa levou 19 gols em 14 confrontos (a média caiu para 1,4 por jogo) e teve como dupla titular Réver e Werley.

A defesa atleticana apresentou, no entanto, a pior média de gols sofridos na era de pontos corridos do Brasileirão, iniciada em 2003. O time mineiro sofreu 1,7 gol por jogo e superou a marca de 1,6 de 2008. Apesar do rendimento negativo, não deverá haver caras novas no setor no início de 2011.

Além de Réver e Werley, o elenco atleticano conta com Lima, reserva imediato na reta final do Brasileiro, e a dupla Cáceres e Jairo Campos, que foram pouco aproveitados por Dorival Júnior. O jovem Sidimar, do time júnior, esteve no elenco profissional em 2010 e corre por fora.

“O Réver é um jogador de seleção, o Werley é um jogador promissor, o Cáceres e o Jairo Campos são jogadores de seleção e que tiveram um momento ruim, mas a equipe também teve muito ruim. Acho que, na montagem da equipe agora, o perfil é um pouco diferente, as características são um pouco diferente”, observou o diretor de futebol, Eduardo Maluf, em entrevista a TV Globo Minas.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

Para o dirigente, a defesa melhorou nas rodadas finais do Brasileirão depois que Dorival Júnior acertou a marcação no meio-campo. “Durante um período a zaga foi a mais criticada. Quando você arrumou os dois volantes da cabeça da área, os zagueiros não foram mais criticados”, afirmou Maluf.

Até o momento, a diretoria do Atlético contratou seis reforços: os volantes Richarlyson e Toró, o lateral-direito Patric, o meia Wesley e os atacantes Magno Alves e Jobson, confirmado na quinta-feira. O clube busca ainda um goleiro, um lateral-esquerdo e, possivelmente, outro volante.