Topo

Depois de conquista com Flu, Berna afirma que está evoluindo como goleiro

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

26/12/2010 07h14

De terceiro goleiro à camisa 1 o Fluminense no título do Campeonato Brasileiro, o mundo de Ricardo Berna foi do marasmo ao triunfo em 2010. Renegado pelos antigos treinadores no Tricolor, ele conseguiu com Muricy Ramalho a confiança que precisava para tomar conta do gol do time. Acostumado com a dificuldade na carreira, o goleiro sabe que ainda tem muito que evoluir no futebol.

“Sempre aprendi errando, ou com erro dos outros. Eu nunca fiquei muito tempo num lugar. Tive problemas com dirigentes do Guarani, senti que ali não teria mais espaço e decidi sair. Mas não tinha noção do que era a realidade do futebol no Brasil. Me deparei com uma realidade cruel. Comecei lá embaixo, e posso dizer minha carreira é como uma escadinha”, afirmou.

O FLUMINENSE NO TWITTER

Berna entrou como titular no Fluminense em 2010 na partida diante do Vasco (1 a 0 para o Flu), em um dos jogos decisivos para a conquista do título. Satisfeito com seu trabalho, ele lembrou de sua trajetória até chegar ao gol do clube das Laranjeiras.

“Minha carreira foi muito difícil. Até chegar ao Fluminense, meu primeiro clube grande, tive que jogar em 15,16 clubes diferentes. Na minha família, ninguém foi jogador de futebol. Foi um sonho, que meu pai me incentivou desde o início. Sempre buscou as oportunidades para que eu aproveitasse”, disse

O goleiro se reapresenta ao Tricolor no dia 4 de janeiro, junto aos demais jogadores. Na próxima temporada, Berna deverá ter um companheiro novo para brigar pela titularidade. Diego Cavalieri está praticamente certo na equipe carioca.