Topo

Aos 37 anos, argentino Roberto Ayala anuncia aposentadoria do futebol

Roberto Ayala decidiu não renovar seu contrato com o Racing Club e irá encerrar a carreira neste final de 2010. Zagueiro foi o segundo da história que mais vezes atuou pela seleção argentina, atrás apenas de Javier Zanetti - AFP PHOTO / DANIEL GARCIA
Roberto Ayala decidiu não renovar seu contrato com o Racing Club e irá encerrar a carreira neste final de 2010. Zagueiro foi o segundo da história que mais vezes atuou pela seleção argentina, atrás apenas de Javier Zanetti Imagem: AFP PHOTO / DANIEL GARCIA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/12/2010 10h45

O zagueiro Roberto Ayala anunciou nesta sexta-feira que irá encerrar a carreira. Seu contrato com o Racing Clube, da Argentina, encerra no final de 2010 e o jogador não tem interesse em renová-lo. Ayala foi o segundo jogador da história que mais vestiu a camisa da seleção argentina.

Apesar de atuar em apenas 16 partidas com a equipe em 2010, o Racing Clube ofereceu a renovação do contrato do atleta argumentando que Ayala era um líder dentro e fora de campo. O zagueiro disse que responderia a proposta depois das férias e nesta sexta confirmou que abandonará o futebol.

Roberto Ayala é o segundo jogador com mais partidas oficiais realizadas pela seleção argentina. Ao todo o zagueiro atuou em 115 jogos e marcou sete gols. O primeiro colocado é Javier Zanetti, que tem atualmente 138 participações.

Pela seleção da Argentina, Ayala disputou as Copas de 1998, 2002 e 2006, além de participar das campanhas da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e da medalha de prata em Atlanta-1996.

A despedida de Ayala da seleção foi na final da Copa América de 2007, na Venezuela, quando a equipe foi derrotada pelo Brasil. Na ocasião, o zagueiro anotou um gol contra na derrota por 3 a 0 para o rival sul-americano.

Ayala atuou a maior parte de sua carreira no futebol europeu, defendendo clubes tradicionais como Napoli e Milan, da Itália, e Valência e Zaragoza, da Espanha. Em seu país atuou no Ferro Carril, River Plate e por último Racing Club.