Topo

Cruzeiro vence Barbarense na estreia na Copa SP e assume 1º lugar do grupo

Élber fez o segundo gol do Cruzeiro na vitória sobre o União Barbarense, por 3 a 0 - Célio Messias/Vipcomm
Élber fez o segundo gol do Cruzeiro na vitória sobre o União Barbarense, por 3 a 0 Imagem: Célio Messias/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

04/01/2011 18h00

Com um futebol ofensivo e de toques rápidos, o Cruzeiro estreou com vitória tranquila na Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao bater na tarde desta terça-feira, o União Barbarense, por 3 a 0, no estádio Doutor Hermínio Ometto, em Araras. Com este triunfo, o time celeste ocupa a liderança do Grupo O.

Na preliminar, o time da casa, o União São João de Araras venceu o IAPE, do Maranhão, por 3 a 1, e ficou em segundo lugar no Grupo O. Por ter saldo de um gol a mais que o o clube de Araras (três a dois), o Cruzeiro leva vantagem e está à frente na classificação, ambos com três pontos.

A Copa São Paulo será disputada por 92 equipes, divididas em 23 grupos. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, dentro de suas chaves, avançando para a próxima etapa os primeiros colocados de cada grupo, além dos nove melhores segundos colocados.

A segunda rodada do grupo acontecerá na próxima sexta-feira. Às 17h, União São João e União Barbarense se enfrentam, enquanto o Cruzeiro pega o IAPE, às 19h. O Cruzeiro tenta chegar ao seu segundo título da Copa São Paulo, já que foi campeão em 2007, derrotando o São Paulo, na decisão por pênaltis.

O primeiro tempo começou com pressão do Cruzeiro, que chegava com perigo alternando jogadas pelas duas pontas. Acuado, o time do União Barbarense tinha dificuldades para passar pelo meio-campo e se defendia de qualquer forma. Apesar de criar seguidos lances de perigo, a equipe mineira errava nos cruzamentos.

Quando a bola chegava em boas condições para os atacantes, a finalização saía defeituosa. Foi assim, aos 15 min, quando Maranhão, substituto de Thiaguinho, recebeu a bola com liberdade, pela direita da grande área adversária, mas chutou torto, mandando a bola para fora. Apesar disso, somente o Cruzeiro se preocupava em atacar.

Tanto que a primeira vez que o União Barbarense chegou ao seu ataque foi aos 24 min, quando conseguiu um escanteio, mal cobrado. Dois minutos depois, a superioridade cruzeirense foi recompensada com o gol. Na base do toque de bola, a equipe mineira chegou pela esquerda e Alisson aproveitou o bom cruzamento rasteiro para colocar a bola nas redes adversárias.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Depois de ficar em desvantagem no placar, o União Barbarense ensaiou uma saída para o ataque. Com mais liberdade, entretanto, o time mineiro seguiu criando chances e dando trabalho ao goleiro Da Costa, como aos 34 min, em chute de Éber. O segundo gol celeste saiu aos 39 min, marcado por Élber, após boa defesa do goleiro Ruan, que evitou o empate no lance anterior.

O time paulista voltou com duas modificações para o segundo tempo. Cleiton e Lima entraram nos lugares de Willian e Eduardo Felipe. De acordo com o técnico Fábio Mathias, as mudanças tiveram a intenção de fechar os lados da defesa do União Barbarense. O Cruzeiro voltou com a mesma formação e continuou melhor em campo.

Aos 3 min, Maranhão colocou a bola nas redes, de cabeça, mas o lance foi anulado por impedimento. O Cruzeiro continuou controlando o jogo até o chances de gols, que poderiam lhe assegurar a liderança da chave. E isso aconteceu somente nos descontos, quando Leo aproveitou falha da defesa adversária e fez o terceiro, aos 49 min, garantindo o primeiro lugar.