Topo

Temporada promete afirmação para remanescentes do 'pacotão 2010' do São Paulo

Xandão (d), no segundo semestre, e Carlinhos Paraíba são os remanescentes do "pacotão 2010" que têm mais chances de titularidade em 2011 - Fabio Braga/Folha Imagem
Xandão (d), no segundo semestre, e Carlinhos Paraíba são os remanescentes do 'pacotão 2010' que têm mais chances de titularidade em 2011 Imagem: Fabio Braga/Folha Imagem

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/01/2011 07h01

No início de 2010, o São Paulo apresentou nada menos do que seis reforços de uma vez. Daquele grupo, porém, ninguém teve vida fácil na temporada. André Luis e Léo Lima foram negociados, Marcelinho Paraíba foi emprestado, Carlinhos Paraíba quase saiu e Fernandinho e Xandão tiveram chances esporádicas ao longo do ano.

Mas com a saída de nomes importantes do elenco, a dificuldade em contratar reforços e a permanência do técnico Paulo César Carpegiani, que chegou no fim de 2010, a situação dos quatro remanescentes deve melhorar. De todos eles, Marcelinho é o único que ainda pode ser novamente repassado a outro clube. Os outros três começam a temporada de olho na titularidade.

A saída de Ricardo Oliveira pode ajudar Fernandinho, que agora duela com Dagoberto, Fernandão e Lucas Gaúcho por uma vaga no ataque. Já Xandão aparece com força para ocupar um posto na zaga sobretudo no segundo semestre, já que Miranda está negociado com o Atlético de Madri e deixa o Morumbi em julho, e o Hamburgo ainda não renovou o empréstimo de Alex Silva.

E se os outros ainda enfrentam concorrência ou têm expectativas a médio prazo, Carlinhos Paraíba é o que vê cenário mais agradável pela frente. Após amargar a reserva durante todo o primeiro semestre de 2010 e ser quase emprestado ao Goiás, que o rejeitou nos testes físicos, o volante só conseguiu um lugar entre os 11 quando Paulo César Carpegiani chegou ao São Paulo. Sob o comando do treinador, Paraíba disputou nove jogos como titular e ficou no banco em apenas uma partida.

A empolgação de Carlinhos Paraíba para levar adiante o sucesso da reta final de 2010 já se refletiu na primeira semana de treinos da pré-temporada são-paulina. O meio-campista foi um dos destaques dos testes físicos e esbanjou disposição.

“Temos de mostrar a cada dia o nosso futebol. Tem de trabalhar forte e pegar a confiança do treinador para se firmar”, disse o jogador. “Não posso falar que já estou firme na equipe e tenho de conquistar meu espaço. Sei que este ano será bom para mim. Todo jogador passa por momentos difíceis na carreira, e o meu já passou”.