Topo

Alvo de argentinos no ano passado, Messi irrita espanhóis com sua eleição

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

10/01/2011 19h13

Ao ser eleito pela primeira vez como melhor do mundo no ano passado, o argentino Lionel Messi era criticado por seus compatriotas e chamado de espanhol devido à vitória do Barcelona sobre o Estudiantes, da Argentina, no Mundial de Clubes da Fifa. Com sua segunda eleição para a Bola de Ouro, Messi causou a decepção dos jogadores espanhóis, principalmente o goleiro Casillas que criticou sua escolha como melhor de 2010.

Messi derrotou seus companheiros de Barcelona, os meio-campistas Iniesta e Xavi, na eleição, ambos campeões mundiais pela seleção espanhola na Copa do Mundo da África do Sul. Capitão da conquista espanhola, o goleiro Casillas ficou indignado com a escolha.

“É uma decepção como fanático pelo futebol que sou também. Pratico esse esporte, mas também o acompanho e teria ficado satisfeito se um espanhol tivesse ganho a Bola de Ouro”, lamentou Casillas.

Apesar de reconhecer a qualidade de Messi, citando o argentino no mesmo nível do português Cristiano Ronaldo, Iker Casillas questionou o fato de a Copa do Mundo vencida pela Espanha não ter sido valorizada com a decisão.

“Com base no ano passado, acho que a Copa do Mundo tinha que valer bastante, mas bom, não sou em que decido, decidimos todos por assim dizer, embora esperava e desejava que fosse um jogador espanhol”, disse o goleiro do Real Madrid, que como capitão da seleção espanhola votou em Robben, Sneijder e Cristiano Ronaldo.

O curioso com as críticas de Casillas é que o treinador espanhol Vicente Del Bosque votou justamente no argentino Lionel Messi como melhor jogador do mundo, também pelo fato de não poder votar em nenhum jogador de seu país.

“Uma lástima que não tenha ganhado nenhum dos nossos, que também mereciam, mas eleger era muito difícil”, lamentou Del Bosque pelo fato de seus comandados terem perdido.

'ELEITOR' DE MESSI LAMENTA

Uma lástima que não tenha ganhado nenhum dos nossos, que também mereciam, mas eleger era muito difícil

Vicente Del Bosque, treinador da Espanha que votou em Messi como melhor jogador

Derrotados por Messi, os meio-campistas Iniesta e Xavi não criticaram a decisão que apontou o companheiro como melhor jogador.

“Para mim é justo porque [Messi] é um jogador de futebol extraordinário e merece e nada de lhe fecilitar, o que já temos feito, e a desfrutar isso porque é histórico, ganha o futebol do Barcelona”, afirmou Xavi. “Favoritos todos éramos, tanto Andrés [Iniesta] quanto eu,parecia que Leo [Messi] era o menos favorito e ao final o escolhido foi Leo”, completou o meio-campista espanhol.

“Decepção não. Estar aqui já é um prêmio, queria se pudesse repetir. Veremos o que acontece. O importante é fazer as coisas bem, porque o demais não se pode controlar”, finalizou Iniesta.

 O treinador português José Mourinho acreditava que Xavi era merecedor do prêmio, mas se rendeu a Messi e classificou o prêmio “em boas mãos” para o argentino.

“Messi é um jogador de outro mundo. Uma Bola de Ouro em suas mãos está sempre em boas mãos. Sinto por Sneijder, Casillas, Iniesta e especialmente por Xavi, que conheço desde muito novo e merecia. Mas a Bola de Ouro está nas mãos de Messi e se deve dizer que está em boas mãos”, afirmou Mourinho.