Topo

Bola de Ouro Fifa vê disputa entre Messi e espanhóis "turbinados" por título mundial

Quem levará o prêmio de melhor jogador do mundo: Messi, Iniesta ou Xavi? - Arte UOL
Quem levará o prêmio de melhor jogador do mundo: Messi, Iniesta ou Xavi? Imagem: Arte UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/01/2011 07h01

Nesta segunda-feira, o mundo conhecerá qual foi o melhor jogador da última temporada. A cerimônia da Bola de Ouro Fifa em Zurique terá as cores do Barcelona como pano de fundo. Xavi Hernandez, Andrés Iniesta e Lionel Messi, todos destaques do clube, disputam o cobiçado prêmio. O argentino, porém, tenta estragar a festa dos companheiros espanhóis, que contam com um trunfo nas mangas: a inédita conquista da Copa do Mundo pela Fúria.

Para esta temporada, a escolha de melhor jogador do mundo conta com uma novidade. A Fifa unificou sua premiação à da tradicional Bola de Ouro, oferecida pela revista France Football. Técnicos e capitães de seleções, além de jornalistas de todo o mundo, participaram da votação.

CONFIRA ALGUMAS ESTATÍSTICAS DOS FINALISTAS DA BOLA DE OURO FIFA

 Andrés IniestaLionel Messi Xavi Hernandez
IDADE262330
JOGOS*414948
GOLS*1436
ASSISTÊNCIAS*5911
COPA-2010**6J, 557MC, 2G, 0A5J, 450MC, 0G, 2A7J, 636MC, 0G, 2A
  • * Na temporada 2009/10 pelo Barcelona
  • ** J = jogos disputados, MC = minutos em campo, G = gols marcados, A = assistências

Se no masculino o Brasil ficou sem representantes entre os três melhores pela terceira vez seguido, o país não ficou completamente fora da festa. No feminino, Marta pode ser eleita a melhor jogadora do mundo pelo quinto ano consecutivo. As alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj tentam quebrar esta sequência.

Neymar também pode faturar um prêmio: o de gol mais bonito. O atacante do Santos ficou entre os dez finalistas pelo golaço marcado contra o Santo André no Campeonato Paulista. Há ainda a eleição da seleção da temporada e para o melhor treinador – José Mourinho, Josep Guardiola e Vicente del Bosque estão na briga.

Xavi e Iniesta têm a chance de acabar com um jejum. Apenas um jogador espanhol foi eleito o melhor do mundo, levando-se em consideração os prêmios oferecidos em separado pela France Football e pela Fifa. Luis Suárez levou a Bola de Ouro em 1960. Curiosamente, ele atuava pelo Barcelona, mesmo clube dos três finalistas de 2010. Cabe lembrar que Di Stéfano levou o prêmio em 1957 e 1959, mas ele era naturalizado espanhol – o craque nasceu na Argentina.

Em ano de Copa do Mundo, naturalmente o torneio serviria como termômetro para definir quais jogadores teriam mais chances de figurar entre os finalistas da Bola de Ouro Fifa. Com a Espanha campeã mundial pela primeira vez, não é uma grande surpresa ver dois destaques da Fúria na lista, casos de Xavi e Iniesta. Esperava-se também a presença de Wesley Sneijder, mas quem apareceu foi mesmo Lionel Messi.

SAIBA TUDO SOBRE A PREMIAÇÃO DA FIFA

Alemã Prinz critica regras que devem fazer de Marta a melhor do Mundo pela 5ª vez seguida.
LEIA MAIS
Neymar concorre ao gol mais bonito e tem 1ª chance entre os "grandes" na Fifa
LEIA MAIS

Sneijder confirmou no Mundial a excelente temporada que fez pela Internazionale, quando teve papel fundamental na conquista da “tríplice coroa” (Liga dos Campeões, Campeonato Italiano e Copa da Itália) pelo clube. Na África do Sul, o meia voltou a se destacar, como na partida contra o Brasil nas quartas de final ao fazer os gols da vitória por 2 a 1. No entanto, apesar de suas atuações destacadas, o holandês foi deixado de lado. Diego Forlán, eleito o melhor jogador do Mundial, também não foi lembrado.

Analisando apenas a Copa do Mundo, Messi teve um desempenho discreto nos gramados sul-africanos. O atacante viu a Argentina ser eliminada ainda nas quartas de final e não repetiu as boas atuações exibidas no Barcelona, mas isso não foi suficiente para apagar o que ele fez em 2010. Pelo time espanhol, o argentino brilhou intensamente, com provam os números.

Revelado nas categorias de base do Barcelona, Xavi não fez tantos gols como Messi, mas se consolidou como o cérebro do Barcelona e o “arquiteto” da Espanha campeã mundial. Terceiro colocado no prêmio da Fifa em 2009, o meia de 30 anos tem na visão de jogo sua principal qualidade, que lhe deu segurança e qualidade no toque de bola para deixar seus companheiros na cara do gol.

Iniesta se tornou um dos maiores beneficiados pelo estilo de jogo de Xavi. O meio-campista, porém, também tem suas virtudes. Por exercer várias vezes a função de “elemento surpresa” no ataque, ele chega com mais frequência ao gol do que o compatriota. Enquanto Xavi não marcou no Mundial, Iniesta balançou as redes adversárias duas vezes – na mais importante delas, fez o gol do título espanhol na decisão contra a Holanda.

Messi disse não se importar em ver o prêmio ir para um de seus companheiros do Barcelona. “Acho que Xavi e Iniesta merecem a Bola de Ouro e, se eles a conquistarem, ficarei igualmente feliz”, afirmou o atacante.

Xavi também foi político ao falar sobre a premiação. “Espero que ganhe um jogador espanhol; do contrário, que o prêmio fique com o meu amigo Leo Messi, que é o melhor do mundo sem discussão e vai ganhar várias outras Bolas de Ouro”, comentou. Iniesta considera especial estar ao lado de colegas do Barça. “É um orgulho estar entre os três finalistas, mas ainda mais ao lado de Xavi e Messi. Um prêmio maravilhoso para as categorias de base”, disse.

A cerimônia de entrega da Bola de Ouro Fifa será realizada nesta segunda-feira a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e Sportv. O Placar UOL Esporte fará o acompanhamento dos detalhes do evento.