Topo

Neymar concorre ao gol mais bonito e tem 1ª chance entre "grandes" na Fifa

Neymar pode se valorizar ainda mais com prêmio da Fifa por gol da temporada 2010 - Moacyr Lopes/Folha Imagem
Neymar pode se valorizar ainda mais com prêmio da Fifa por gol da temporada 2010 Imagem: Moacyr Lopes/Folha Imagem

DO UOL Esporte<br>Em São Paulo

10/01/2011 07h01

Mesmo longe da festa de gala realizada pela Fifa para premiar os melhores do futebol na temporada 2010, Neymar será lembrado em Zurique. O jovem do Santos tem a primeira chance de aparecer no evento que reúne os grandes nomes da modalidade. Atualmente concentrado com a seleção brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria, o atacante concorre ao Prêmio Puskás, pelo gol mais bonito de 2010.

Para a edição deste ano da premiação, a Fifa selecionou os dez mais belos gols feitos nos campeonatos ao redor do mundo. O lance que colocou Neymar na briga pelo troféu é o da partida contra o Santo André, pelo Campeonato Paulista, no dia 4 de fevereiro. O atacante limpou três adversários antes de finalizar.

O prêmio foi criado em 2009 em memória do ex-jogador Ferenc Puskás, capitão e estrela da seleção da Hungria da década de 50. A primeira taça ficou com o português Cristiano Ronaldo, que garantiu a honra após marcar um lindo gol contra o Porto, pela Liga dos Campeões, ainda com a camisa do Manchester United.

Mesmo sem estar ao lado de Messi, Iniesta, Xavi, trio do Barcelona que disputa o prêmio de melhor jogador do mundo, o atacante poderá sentir o gosto de entrar no seleto grupo de premiados pela Fifa. Aos 18 anos, Neymar já está entre os nomes mais promissores do futebol mundial. Uma conquista em Zurique só iria aumentar a sua fama.

O troféu também significaria um bom início de trajetória em premiações da Fifa para Neymar. A valorização no mercado europeu seria acelerada. “Eu quero ganhar, gosto de prêmios individuais”, destacou o santista, em uma das raras ocasiões em que comentou sobre a sua indicação ao Prêmio Puskás.

SAIBA TUDO SOBRE A PREMIAÇÃO DA FIFA

Alemã Prinz critica regras que devem fazer de Marta a melhor do Mundo pela 5ª vez seguida.
LEIA MAIS
Bola de Ouro Fifa vê disputa entre Messi e espanhóis "turbinados" por título mundial
LEIA MAIS

Um ‘rival’ de Neymar já é velho conhecido em eventos realizados pela Fifa. Além de estar pré-selecionado para concorrer ao prêmio de melhor do mundo, Lionel Messi também tenta garantir o Prêmio Puskás pelo gol marcado contra o Valencia. O argentino saiu driblando os zagueiros adversários na grande área antes de chutar rasteiro no canto do gol.

Os outros concorrentes são: Hamit Altintop (Turquia), Matthew Burrows (Irlanda do Norte), Linus Hallenius (Suécia), Samir Nasri (França), Arjen Robben (Holanda), Siphiwe Tshabalala (África do Sul), Giovanni Van Bronckhorst (Holanda) e Kumi Yokoyama (Japão), única mulher entre os dez concorrentes ao prêmio.

A cerimônia de entrega da Bola de Ouro Fifa será realizada nesta segunda-feira a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e Sportv. O Placar UOL Esporte fará o acompanhamento dos detalhes do evento.