Topo

Ataque campeão de 2002 fica completo no Brasil com a chegada de Ronaldinho

Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e Kleberson estão no Brasil - Fotos de Folhapress, AP e site oficial do Flamengo
Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e Kleberson estão no Brasil Imagem: Fotos de Folhapress, AP e site oficial do Flamengo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/01/2011 11h14

Da Copa do Mundo de 2002 para o futebol brasileiro. Quase nove anos depois de conquistar o último título mundial da seleção, o ataque que brilhou no Japão e na Coreia do Sul está todo no Brasil. A contratação de Ronaldinho pelo Flamengo completou o sistema ofensivo composto por ele, Ronaldo, Rivaldo, Kléberson, além do então ala Roberto Carlos.

ONDE ESTÃO TODOS DE 2002

Marcos (Palmeiras)
Cafu (aposentado)
Lúcio (Inter de Milão)
Roque Júnior (parado)
Edmilson (Zaragoza)
Roberto Carlos (Corinthians)
Ricardinho (Atlético-MG)
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Ronaldo (Corinthians)
Rivaldo (Mogi Mirim)
Ronaldinho (Flamengo)
Dida (aposentado)
Belletti (Fluminense)
Anderson Polga (Sporting de Lisboa)
Kléberson (Flamengo)
Júnior (sem clube)
Denílson (aposentado)
Vampeta (aposentado)
Juninho Paulista (aposentado)
Edilson (aposentado)
Luizão (aposentado)
Rogério Ceni (São Paulo)
Kaká (Real Madrid)
Felipão (Palmeiras)

Ronaldinho foi o último integrante a desembarcar no futebol brasileiro. E depois de uma verdadeira novela. O Flamengo venceu a briga com Grêmio e Palmeiras e na noite da última segunda-feira oficializou o badalado reforço. O meia-atacante retorna ao país após dez anos no futebol europeu.

Ele seguiu o mesmo caminho de seus companheiros de 2002, mais velhos. Aos 30 anos, Ronaldinho decidiu fazer uma aposta nos mesmos parâmetros de Ronaldo. O Fenômeno, após a última grave lesão no joelho, ignorou o fato de ter mercado no Velho Continente e resolveu acertar com o Corinthians.

Projetos de marketing são responsáveis pelos milionários salários da dupla, os maiores do futebol brasileiro. Eles ainda têm o respaldo das maiores torcidas do país, mais um motivo para que investidores injetem grandes cifras e banquem a permanência de ambos com as camisas mais populares do Brasil.

Mas os “Ronaldos” têm companhia da geração de 2002. O Fenômeno, inclusive, está mais perto de outros campeões mundiais com a “família Felipão”. O camisa 9 ajudou o Corinthians a contratar Roberto Carlos, ala no 3-5-2 usado pelo Brasil no pentacampeonato.

E durante o Campeonato Paulista, Ronaldo e Roberto Carlos irão reencontrar Rivaldo, presidente e jogador do Mogi Mirim. Ronaldinho, por sua vez, por pouco não conviveu com Kleberson, já que o meio-campista tem contrato com o Flamengo, mas não faz parte dos planos de Vanderlei Luxemburgo para 2011 e está liberado para negociar.

Dos outros titulares que derrotaram a Alemanha por 2 a 0 na final de 2002, Marcos engrossa a lista dos que atuam no Brasil. O ídolo do Palmeiras é comandado atualmente justamente por Felipão, técnico que o levou como titular para a Copa da Coreia do Sul e do Japão.

Nos últimos dias, Gilberto Silva quase aumentou ainda mais a relação dos pentacampeões "em casa". O nome do volante circulou em alguns clubes, mas as diretorias negaram o contato oficial. Cafu (aposentado), Roque Junior (parado), Lúcio (Inter de Milão) e Edmilson (Zaragoza) completam o time titular responsável pelo penta.