Topo

Messi, Nadal e a seleção espanhola são os favoritos ao prêmio Laureus

Messi exibe sua Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2010, eleito pela Fifa - REUTERS/Christian Hartmann
Messi exibe sua Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2010, eleito pela Fifa Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Das agências internacionais

Em Abu Dhabi (EAU)

11/01/2011 10h33

O jogador futebol Lionel Messi, o tenista Rafael Nadal e a seleção da Espanha de futebol são os principais favoritos para ficarem com algumas das categorias do prêmio Laureus de esporte, segundo a lista de candidatos divulgada nesta terça-feira pela organização.

ESPANHA CONCORRE POR EQUIPES

  • A seleção espanhola concorre a melhor equipe, enquanto Iniesta pode ser o melhor no individual

O argentino Messi foi eleito na terça-feira como o melhor jogador do mundo em 2010 pela Fifa. Assim como nesta disputa, seu companheiro no Barcelona Andrés Iniesta também está concorrendo à homenagem feita anualmente. Iniesta marcou o gol do título da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul.

Atualmente líder do ranking de tênis, Rafael Nadal venceu as últimas edições dos torneios de Roland Garros, Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos, completando o “carreer Golden Slam”, que ainda conta com suas conquistas no Aberto da Austrália e o ouro olímpico em Pequim-2008. O espanhol faturou o prêmio em 2006.

A lista de candidatos também traz o alemão Sebastian Vettel, campeão mais jovem da história da Fórmula 1, conquista que se deu no último GP da temporada, em Abu Dhabi, justamente o local em que será entrego o Laureus este ano.

A seleção espanhola, campeã do mundo pela primeira vez, compete na categoria melhor equipe, contra o combinado europeu da Ryder Cup, de golfe, e a Inter de Milão, que faturou o Mundial de Clubes. A Red Bull, o Los Angeles Lakers e a seleção neozelandesa de rúgbi também estão nesta lista.

Entre as mulheres, a tenista Serena Williams foi apontada como candidata, por seus dois títulos de Grand Slam em 2010. Também no tênis, Kim Clijsters foi lembrada por sua volta com sucesso à modalidade, e Caroline Wozniacki aparece por liderar pela primeira vez o ranking. Compõe ainda a lista Lindsey Vonn, do esqui, e Jessica Ennis e Blanka Vlasic, do atletismo.

A eleição conta com votos de 46 especialistas e a cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 7 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.