Topo

No ano de despedida de Marcos, Palmeiras deve ter rodízio de goleiros

Marcos (e) e Deola devem dividir a titularidade no gol palmeirense na temporada 2011 - Almeida Rocha/Folhapress
Marcos (e) e Deola devem dividir a titularidade no gol palmeirense na temporada 2011 Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

11/01/2011 07h01

Grande ídolo do Palmeiras nos últimos anos, o goleiro Marcos está prestes a encerrar a carreira. Após adiar em um ano a aposentadoria, o arqueiro tem contrato com o clube até o final de 2011 e não deve prorrogar o acordo, tais as dificuldades físicas que vem enfrentando. E no último ano do camisa 12 no clube, o técnico Luiz Felipe Scolari admite que a ajuda de Marcos nesta temporada deverá vir mais de fora do que de dentro dos gramados.

O treinador reconhece que, diante das condições do goleiro, ele precisa de um cronograma diferente dos demais jogadores para a disputa dos campeonatos.

“Nós definimos uma situação com o departamento médico e o departamento físico. O Marcos vai ter problemas com o joelho para sempre porque não existe mais 100% de recuperação no caso dele, então nós estamos fazendo um trabalho bem estudado”, explicou Felipão.

Mesmo sem utilizar a palavra “rodízio”, o comandante sugere que em 2011 a meta alviverde não terá apenas um titular, já que a situação de Marcos não o permite jogar todas as partidas. Com isso, a influência do goleiro ao longo da temporada deverá ser maior fora do que dentro de campo.

“O Marcos pode ser muito útil em determinados momentos, e naqueles jogos em que não estiver em condições, vai participar de outra maneira, até no banco”, revelou Scolari. “Ele é o meu capitão, não é só um dos nossos goleiros, tem uma grande liderança”.

Com Marcos perambulando entre os times titular e reserva, quem deve ocupar a meta nas ausências do ídolo é mais uma vez Deola, que já no ano passado teve participação maior do que a do companheiro no segundo semestre. Só no Campeonato Brasileiro, por exemplo, foram 22 atuações de Deola e 13 de Marcos, sendo que em um jogo, contra o Cruzeiro, ambos estiveram em campo.

A lista de goleiros do Palmeiras se completa com Bruno, que tem status semelhante ao de Deola dentro do Palmeiras, e com os novatos Raphael e Fabio.