Topo

Sem Ronaldinho, Grêmio desiste de Coates e coloca agentes à caça de reforços

Coates (e) era foco do Grêmio, mas caso Ronaldinho findou relação com a Traffic - Marcos Brindicci/Reuters
Coates (e) era foco do Grêmio, mas caso Ronaldinho findou relação com a Traffic Imagem: Marcos Brindicci/Reuters

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

11/01/2011 07h02

A direção do Grêmio perdeu mais de um mês tentando a contratação de Ronaldinho Gaúcho, mas não conseguiu. Além do tempo perdido, a negativa do astro estremeceu a relação do clube com a Traffic, que ensaiava uma parceria em Porto Alegre, e mesmo assim ajudou o Flamengo na briga pelo camisa 10. Sem investidor, o clube desistiu de contratar o zagueiro uruguaio Sebastián Coates e coloca empresários à caça de reforços emergenciais.

Um dia depois da desistência do clube no caso Ronaldinho, o empresário Jorge Baidek esteve durante cerca de uma hora conversando com dirigentes no Olímpico. A alegação do agente, que tem bom trânsito no futebol português, foi que buscou contato com os cartolas para se colocar à disposição para intermediar negociações. Baidek é um dos agentes que tem melhor reputação no Grêmio, por ser ex-jogador do clube, amigo pessoal de Renato Gaúcho e responsável por várias negociações recentes, como as de Ozeia e Rodrigo.

No dia seguinte foi a vez de Jorge Américo buscar contato com os responsáveis pelo departamento de futebol. O agente é responsável pela carreira de Roberson, e também já fez outros negócios com o clube. A resposta para a presença no Olímpico foi a mesma de Baidek. Segundo Américo, sua visita ao estádio foi para oferecer nomes e se disponibilizar para buscar novos negócios.

Todas estas visitas ocorreram após o fim trágico da "novela" Ronaldinho Gaúcho. Depois de externar seu descontentamento com a conduta de Assis e desistir do astro, os dirigentes gremistas se dispuseram a conversar por outros jogadores. Além de ficar sem Ronaldinho, o Grêmio viu sua relação com a Traffic ficar inviável após o auxílio que a empresa deu ao Flamengo por Ronaldinho. Assim, o clube rompe relações com o grupo de investimentos e desiste do zagueiro Sebastián Coates.

O uruguaio estava sendo contratado por intermédio dos investidores. Com 20 anos, o jogador do Nacional-URU é visto como aposta de futuro, por isso seria comprado pela empresa e colocado no Grêmio. Contudo, as negociações foram canceladas.

Além de Jorge Baidek e Jorge Américo, o Grêmio tem outros empresários em busca de reforços. O clube promete de três a quatro novos jogadores para a disputa das competições de 2011. O primeiro jogo oficial da temporada será no próximo sábado, dia 15, contra o Lajeadense, no Olímpico.