Topo

Ídolo da torcida, Mithyuê vive incerteza e amarga início em baixa no Grêmio

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

13/01/2011 09h02

O torcedor gremista que buscar informações sobre Mithyuê no site oficial do clube o fará em vão. Não há foto do jogador no grupo principal gremista. O motivo para ausência é a incerteza sobre o futuro do meia-atacante. Um dos ídolos da torcida inicia 2011 sem grandes expectativas e treina esperando novas oportunidades de mostrar seu futebol.

O apoio vindo da arquibancada foi conquistado em pouco tempo. As escassas oportunidades de 2010 fizeram os aficionados gremistas criarem forte ligação a Mithyuê. Rápido, habilidoso e com personalidade para tentar as jogadas, o jovem jogador de apenas 21 anos já ocupa lugar importante no coração dos apoiadores.

Contudo o mesmo sucesso não foi obtido com os técnicos. Silas não insistiu nem um pouco com Mithyuê em 2010 e deu muito mais oportunidades a Maylson. Depois de um Estadual em que foi aproveitado algumas vezes, normalmente vindo do banco de reservas, o ex-jogador de futsal acabou emprestado ao Atlético-PR.

Quando os fãs de Mithyuê (que tem até um fã-clube em Porto Alegre) acreditavam que seria o momento de despontar no futebol, mais uma decepção. No rubro-negro paranaense o jogador participou de somente sete jogos e acabou afastado. Não bastasse isso seria devolvido ao Grêmio, que não o aceitou pois não poderia utilizar no Campeonato Brasileiro devido ao regulamento da competição.

2011 poderia começar melhor, mas a direção de futebol não mudou de conceito sobre ele. O interesse do Botafogo foi muito bem aceito e o Grêmio estava disposto a ceder mais uma vez o jogador. No entanto ele não pensa assim e resolveu ficar. As negociações ainda não foram totalmente encerradas, mas depende somente da vontade do atleta sua saída do Olímpico.

Ao que tudo indica, Renato Gaúcho não faz questão da presença de Mithyuê no elenco para as competições de 2011. Com contrato até dezembro de 2012, o melhor jogador do Brasileirão Sub-20 de 2008 precisará mostrar o que pode fazer logo nos primeiros jogos para mudar o quadro que se apresenta nesta temporada.