Topo

Versatilidade está em alta no Atlético-MG do técnico Dorival Júnior

Richarlyson é o jogador mais versátil do elenco montado pelo Atlético-MG para 2011 - Bruno Cantini/site do Atlético-MG
Richarlyson é o jogador mais versátil do elenco montado pelo Atlético-MG para 2011 Imagem: Bruno Cantini/site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Em Vespasiano (MG)

13/01/2011 07h01

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, o técnico Dorival Júnior afirmou a necessidade de alterar o perfil do time do Atlético-MG para 2011. E as contratações feitas pela equipe mineira, mostram que o treinador optará pela versatilidade dos atletas.

POLIVALÊNCIA ESTIMULADA

Bruno Cantini/site do Atlético-MG
O que nós queremos são jogadores que jogam em mais de uma posição, de velocidade, as contratações foram feitas dentro deste perfil. Agora temos de trabalhar em campo para isso encaixar

DORIVAL JÚNIOR, TÉCNICO DO ATLÉTICO

Dorival Júnior vê a necessidade de se ter atletas no elenco que atuem em mais de uma posição. “Acho que isso é uma necessidade, estamos saindo de uma era de um especialista para uma era do multi-especialista, isso é dentro de qualquer área e não só no futebol dentro de uma empresa quem vai sobressair são os que são multi-especialistas”, disse.

Segundo o treinador, o perfil das nove contratações atleticanas para 2011 foram parecidos, atletas versáteis e de velocidade. “O que nós queremos são jogadores que jogam em mais de uma posição, de velocidade, as contratações foram feitas dentro deste perfil. Agora temos de trabalhar em campo para isso encaixar”, acrescentou Dorival Júnior.

Dos novos reforços, o volante Richarlyson é o atleta de maior versatilidade no elenco atleticano. Com a camisa do São Paulo, onde atuou por seis anos, ele foi utilizado pelos treinadores em sua posição de origem, mas também, na lateral esquerda e até mesmo como zagueiro, no esquema 3-5-2.

Desde que chegou ao Atlético-MG, no entanto, Richarlyson disse que prefere jogar como volante, mas garante estar pronto para ajudar o elenco, até mesmo de atacante. “Se vou jogar de terceiro zagueiro, de lateral-esquerdo, primeiro ou segundo volante, isso vai depender do treinador. Gosto de atuar como volante, foi nessa posição, como segundo volante, que cheguei à seleção brasileira”, disse.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

“Eu prefiro jogar no meio, primeiro e segundo volantes são posições bem parecidas. Lógico que segundo volante com mais liberdade para sair e o primeiro tendo mais função defensiva. Também gosto de fazer losango no meio-campo, jogando como meia, não como camisa 10, mas com três volantes e um só na cabeça do losango”, acrescentou Richarlyson.

Outro atleta que foi contratado pela equipe mineira e que se destaca pela versatilidade é o meia-atacante Wesley. O jogador defendeu as cores do Grêmio Prudente na última temporada e pelo clube paulista atuava tanto no meio de campo quanto no ataque.

Agora no Atlético, o jogador destaca que está pronto para jogar nas duas posições. “Eu faço essas duas funções. Jogo nas duas e estou à disposição do Dorival para jogar onde ele achar melhor”, disse Wesley, em sua apresentação na Cidade do Galo, na última semana.

Ainda no ataque, Jobson desempenhou funções diferentes na equipe comandada pelo técnico Joel Santana. Apesar de ter disputado a maior parte dos jogos como atacante, o jogador atuou também no meio de campo e até mesmo como ala esquerdo, em alguns jogos por necessidade.

Já Mancini, ultimo reforço anunciado pela diretoria do Atlético, começou a carreira como lateral-direito, na equipe mineira. No futebol Italiano se tornou meia e depois, na Internazionale de Milão, seu último clube, se transformou em atacante. Agora na equipe mineira, o jogador afirma querer se manter no ataque ou como meia-atacante.

ALGUNS DOS VERSÁTEIS ATLETICANOS

JOGADORPOSIÇÃOOUTRAS FUNÇÕES
Richarlyson2º volantelateral-esquerdo, 1º volante, meia e zagueiro
Toró1º volante2º volante e meia
Serginho2º volantelateral-direito e 1º volante
Zé Luís1º volantelateral-direito e 2º volante
Mancinimeia-atacanteatacante e lateral-direito
Souto1º volantelateral-esquerdo e 2º volante
Wesleymeia-atacanteatacante

“Sou atacante, são anos que atuo no futebol Europeu assim, é complicado mudar, então é um meia-atacante mesmo, é uma posição que eu gosto de jogar muito”, destacou Mancini, que ainda não foi apresentado oficialmente como novo reforço do Atlético, o que deverá acontecer nos próximos dias, já que ele oficializou, na quarta-feira, a rescisão de seu contrato com o clube italiano.

Toró, que pode jogar como primeiro ou segundo volantes, tem uma história curiosa no futebol. Começou como atacante nas divisões de base do Fluminense, clube em que foi revelado, e, apesar de ter mudado de posição, ganhou o apelido, que o acompanha até hoje, naquela fase. Por ser goleador na base, os companheiros falavam que ele fazia um “toró de gols”.

No atual elenco atleticano, alguns jogadores também podem ser utilizados pelo técnico Dorival Júnior em posições diferentes. Os volantes Zé Luís e Serginho já atuaram na lateral-direita. O primeiro, jogou várias vezes nesta nova função pelo São Paulo, enquanto o segundo atuou assim na equipe mineira.

Outro volante que atua na lateral-esquerda é Soutto, formado na base atleticana e que teve oportunidades no time profissional na reta final do Campeonato Brasileiro. Já Daniel Carvalho, que se recupera de lesão e só deve voltar a trabalhar com bola em março, joga no meio-campo e também no ataque.

O diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf destaca que a formação do elenco atleticano para 2011 atendeu aos pedidos de Dorival Júnior. “Conseguimos montar um elenco dentro do perfil que o nosso técnico pediu, que é muito competente em campo, então tem tudo para dar certo este ano. A montagem do elenco está sendo bem feita”, disse.