Topo

Japão goleia A. Saudita e se classifica na Copa da Ásia; Jordânia também avança

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/01/2011 13h08

Em grande estilo, o Japão selou sua classificação para as quartas de final da Copa da Ásia. Nesta segunda-feira, a equipe goleou a Arábia Saudita por 5 a 0, no estádio do Al Rayyan, e ficou em primeiro lugar no grupo. A outra vaga da chave ficou com a Jordânia, que derrotou a Síria por 2 a 1 no estádio do Qatar SC.

Na próxima fase, o Japão enfrentará o anfitrião Qatar, segundo colocado do grupo A. Já a Jordânia terá pela frente o Uzbequistão, primeiro do grupo A. As duas partidas serão disputadas nesta sexta-feira.

Atual vice-campeã continental, a Arábia Saudita se despediu desta edição da Copa da Ásia de forma melancólica. A equipe, que conquistou três títulos asiáticos, perdeu seus três jogos. Além disso, demitiu o técnico José Peseiro logo após a derrota por 2 a 1 para a Síria na estreia.

O Japão abriu o placar aos oito minutos com um golaço de Shinji Okazaki. O meio-campista recebeu um bom passe e, com um toque sutil, deu um chapéu no goleiro Waleed Abdullah antes de completar para as redes.

Com facilidade, os japoneses ampliaram sua vantagem aos 13. Shinji Kagawa cruzou da esquerda e Okazaki, desta vez de cabeça, desviou para marcar. Mesmo com a Arábia Saudita recuada, o Japão encontrava espaços na defesa adversária com toques rápidos.

Em mais uma jogada pela esquerda, o Japão fez o terceiro. Yuto Nagatomo cruzou e Ryoichi Maeda tocou antes da chegada do goleiro. Com a vantagem, os japoneses diminuíram o ritmo, mas nem assim a Arábia Saudita ameaçou a meta defendida por Yauyuki Konno.

No segundo tempo, o Japão fez o quarto logo aos 6min. Masahiko Inoha cruzou, Maeda se antecipou ao goleiro e cabeceou para ampliar. Okazaki fez seu terceiro gol no jogo aos 35min. Ele recebeu bom passe de Maeda, girou dentro da área e bateu sem chances para Abdullah.

Jordânia se classifica

No outro jogo da chave, no estádio do Qatar SC, a Jordânia derrotou a Síria de virada por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final da Copa da Ásia.

A Síria abriu o placar aos 15min do primeiro tempo com Zeno. Aos 30min, Dyab fez gol contra e empatou para a Jordânia. Na segunda etapa, os jordanianos viraram com Saify aos 14min.

Com os resultados, o Japão terminou na liderança do grupo B com sete pontos. A Jordânia, também com sete, ficou em segundo. A Síria, com três, acabou em terceiro. A Arábia Saudita ficou com a lanterna, sem pontos.