Belluzzo se defende, lamenta gafes e ataca Palaia: "Ele está delirando"
No penúltimo dia de sua administração no Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo soltou o verbo contra Salvador Hugo Palaia, seu vice-presidente nos últimos dois anos. Em entrevista à ESPN Brasil, o atual mandatário do clube se defendeu dos críticos, arrependeu-se de algumas gafes cometidas e atacou um de seus possíveis sucessores.
“Ele [Palaia] está delirando, foi muito infeliz nas declarações a meu respeito. Não estou com raiva, mas é uma exibição deplorável da miséria humana. Fiquei com pena de ver uma pessoa com a experiência dele fazer isso”, disse Belluzzo.
A rixa entre os dois ficou exposta após a aparente indecisão de Belluzzo no pleito palmeirense da próxima quarta-feira. O atual presidente ainda não deixou claro em quem votará, mas tudo indica que apoiará Paulo Nobre, candidato da terceira via que tem sofrido ataques constantes de Palaia, que o acusa de ser inexperiente.
Palaia afirma que Belluzzo fez um acordo com ele em 2009, na época de sua eleição. Seguno o suposto pacto, o economista apoiaria Palaia na disputa presidencial seguinte. Belluzzo, no entanto, nega tal parceria. O atual presidente também atirou contra os críticos, especialmente da imprensa, que teve neste período.
“Criou-se um padrão em que você coloca na coluna e não pergunta para a outra parte. É uma coluna anti-social, como diz meu amigo Mino Carta [jornalista e editor da revista Carta Capital]. É uma coisa para a qual evolui o jornalismo, lamentavelmente. Mas na condição de presidente, você não pode reclamar que está sendo criticado. Faz parte da democracia”, disse Belluzzo.
LEIA ENTREVISTAS COM OS TRÊS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PALMEIRAS
Mais novo entre os três candidatos que estão na disputa, Paulo Nobre quer introduzir mudanças estruturais na organização do Palmeiras que vão de novos cargos na diretoria a alterações no estatuto geral. Leia a matéria completa | |
A principal ideia de Palaia é manter o comitê gestor para coordenar o futebol profissional e criar um comitê orçamentário, com o objetivo de fiscalizar com mais afinco as finanças alviverdes. Leia a matéria completa | |
Cria de cardeais como Mustafá, Della Monica e Facchina, Arnaldo Tirone entende que o presidente tem de ser sociável nos bastidores e não aparecer muito. Além disso, promete ser "pão-duro" para acabar com os problemas financeiros. Leia a matéria completa |
O presidente aponta erros no tamanho da dívida do Palmeiras. Os R$ 153 milhões ventilados pela oposição seriam, na verdade, cerca de R$ 90 milhões, contraídos com bancos para que o clube obtivesse a certidão negativa de débitos. O documento é a comprovação de que a entidade não tem dívidas fiscais, e só ele viabilizaria, por exemplo, o alvará necessário para a reforma do Palestra Itália.
Belluzzo ainda faz uma auto-crítica. Questionado por um dos jornalistas da ESPN Brasil sobre o conselho que daria para um amigo interessado em assumir um clube, relembrou um de seus momentos mais marcantes à frente do Palmeiras.
“Um erro que eu cometi foi me deixar levar pela emoção. Além disso, tome muito cuidado com o que você fala brincando, porque sempre tem alguma câmera filmando. Isso é falta de privacidade, mas no Brasil estamos todos acostumados com essa cultura de celebridades e ninguém liga”, disse Belluzzo.
Em 2009, em meio à disputa do título do Campeonato Brasileiro, um vídeo de Belluzzo na quadra de uma torcida organizada vazou na internet. Nele, o cartola dizia que o Palmeiras “tinha de matar os bâmbis”, em referência ao rival São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.