Topo

Para IFFHS, Merk é o melhor árbitro da década; brasileiros estão no top 40

Das agências internacionais

Em Berlim (Alemanha)

18/01/2011 10h20

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira o ranking com os melhores árbitros da última década. O alemão Markus Merk ocupa o topo da lista. Dois brasileiros aparecem entre os 40 primeiros colocados.

Merk, de 48 anos, já havia sido considerado três vezes pela IFFHS como o melhor árbitro do ano. O alemão já se aposentou. Nesta segunda-feira, a entidade considerou o inglês Howard Webb, que apitou a decisão da Copa do Mundo entre Espanha e Holanda, como o melhor juiz de 2010.

Para a IFFHS, o colombiano Oscar Ruiz foi o segundo melhor árbitro da última década. Em terceiro lugar, aparecem empatados o eslovaco Lubos Michel e o uruguaio Jorge Larrionda. O italiano Pierluigi Collina ocupa a quinta posição.

O Brasil tem dois representantes no ranking divulgado pela IFFHS. Marcio Rezende de Freitas ocupa a 32ª posição; já Carlos Eugenio Simon, que apitou em três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010), vem em 35º.

Para realizar o levantamento, a IFFHS levou em conta as pontuações obtidas pelos árbitros durante o período analisado. No total, 63 juízes aparecem na lista; 44 deles são europeus, contra nove sul-americanos, cinco asiáticos, três da América do Norte e Caribe, um africano e um da Oceania.