Topo

Iraque vence, elimina Coreia do Norte e avança na Copa da Ásia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/01/2011 16h07

Atual campeão da Copa da Ásia, o Iraque se classificou para as quartas de final desta edição do torneio. Nesta quarta-feira, a equipe derrotou a Coreia do Norte por 1 a 0, no estádio do Al Rayyan, para assegurar sua vaga no grupo D. Na outra partida da chave, o Irã, que já havia garantido presença na próxima fase de forma antecipada, derrotou os Emirados Árabes por 3 a 0.

 

O Irã terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento: nove pontos. O Iraque ficou em segundo, com seis. Emirados Árabes e Coreia do Norte somaram apenas um ponto. Os norte-coreanos se despedem da competição de forma frustrante; a equipe disputou a última Copa do Mundo (foi rival do Brasil) e não esperava um desempenho tão ruim.

Nas quartas de final, os iranianos enfrentam a Coreia do Sul; já os iraquianos encaram a Austrália. As duas partidas serão disputadas neste sábado. Um dia antes, o Uzbequistão joga contra a Jordânia e o Japão luta por uma vaga na semifinal contra o anfitrião Qatar.

A primeira grande chance da partida saiu aos 17min. Após cobrança de escanteio, Mustafa Kareem acertou o travessão. Melhor em campo, o Iraque saiu na frente aos 22min. Mustafa Kareem arriscou de fora da área e o goleiro Myong-Guk Ri espalmou para frente; Kerrar Jasim aproveitou o rebote para mandar a bola para as redes.

A Coreia do Norte esboçou uma reação, mas se limitou a tentar alguns chutes de fora da área e cruzamentos. O Iraque criou oportunidades melhores para ampliar, como aos 38min: após cruzamento da esquerda, Kareem se antecipou ao goleiro norte-coreano, mas desviou para fora.

Na segunda etapa, o Iraque recuou um pouco, mas mesmo assim continuou mais perigoso nas jogadas ofensivas do que a Coreia do Norte. Os iraquianos, porém, estavam com a pontaria ruim e erraram muitas finalizações. Como os norte-coreanos ameaçaram pouco, o resultado foi mantido até o apito final.

Irã 100%

No estádio do Qatar SC, o Irã entrou em campo para cumprir tabela. A seleção já estava classificada e com o primeiro lugar do grupo D assegurado. Os Emirados Árabes precisavam vencer para ter chances de avançar, mas perdeu por 3 a 0.

O gol iraniano saiu aos 25min do segundo tempo com Afshin. Cinco minutos depois, ele foi expulso. Os Emirados Árabes também ficaram com dez jogadores em campo; aos 34min, Sebil recebeu cartão vermelho. O Irã ampliou aos 38min com Bengar e fechou a vitória com um gol contra de Abbas no finalzinho.