Topo

Com gol no fim, Japão elimina anfitrião Qatar e vai à semifinal da Copa da Ásia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/01/2011 13h16

Mesmo atuando com dez jogadores por boa parte do segundo tempo, o Japão se classificou de forma heróica para as semifinais da Copa da Ásia. Nesta sexta-feira, a equipe derrotou o anfitrião Qatar por 3 a 2 com um gol no fim da partida, disputada no estádio do Al Gharafa, e selou sua passagem para a fase seguinte do torneio.

O Japão aguarda o vencedor de Irã e Coreia do Sul, que se enfrentam neste sábado. Ainda nesta sexta, às 14h25 (horário de Brasília) o Uzbequistão encara a Jordânia; quem passar pega Austrália ou Iraque na semifinal.

O Qatar pressionou no começo da partida e criou as primeiras chances de perigo. Aos 9min, Mesaad Ali chutou e o goleiro Eiji Kawashima fez uma defesa difícil. No minuto seguinte, o qatariano tentou mais uma vez, de fora da área, mas o camisa um espalmou.

Os donos da casa foram recompensados aos 22min. Sebastián Soria recebeu bom passe pela direita, avançou, livrou-se da marcação de Maya Yoshida para abrir o placar. Os japoneses reclamaram muito da jogada e pediram a marcação de um impedimento.

O gol acordou os japoneses, que empatou aos 18min. Shinji Okazaki recebeu bom passe de Keisuke Honda e encobriu o goleiro Qasem Burham; quase em cima da linha, Shinji Kagawa desviou de cabeça para marcar. O Qatar teve a chance de ampliar aos 31min com Yusef Ahmed, mas a finalização foi para fora.

Logo em seguida, Okazaki quase repetiu o lance do gol japonês ao encobrir o goleiro, mas desta vez a zaga tirou o perigo. Aos 35min, Hasebe arriscou de fora da área e Qasem espalmou com dificuldade.

A segunda etapa começou em ritmo mais lento do que a primeira. O Japão melhorou e passou a pressionar os donos da casa, que tentavam explorar jogadas rápidas. No entanto, a situação do Japão se complicou aos 17min. Yoshida cometeu falta em Ahmed e recebeu o cartão vermelho.

Na cobrança de falta, Fabio Montezine, nascido no Brasil e naturalizado qatariano, contou com a ajuda de Kawashima para fazer o segundo. Os japoneses não se abalaram e empataram aos 25min. Kagawa aproveitou uma falha da defesa para chutar sem chances para Qasem.

Quando a partida parecia destinada à prorrogação, Inoha definiu a vitória e a classificação japonesa nos minutos finais.