Topo

Com Rivaldo, São Paulo espera reativar apostas bem sucedidas em trintões

Bruno Thadeu

Em São Paulo

23/01/2011 07h00

O São Paulo oficializou a contratação de Rivaldo, 38, por um ano e com possibilidade de renovação por mais uma temporada. O pentacampeão mundial pode encerrar seu vínculo com o tricolor aos 40 anos. A busca por atletas experientes para comandar o meio-campo é algo comum na história tricolor.

VETERANOS VITORIOSOS NO MORUMBI

  • Folha Imagem

    Cerezo chegou ao São Paulo no fim de carreira e conquistou dois Mundiais e uma Libertadores

  • Divulgação

    Raí retornou ao clube em 1998, com 33 anos. Ele integrou a equipe campeã estadual daquele ano

  • Folha Imagem

    O São Paulo foi o último clube do meio-campista Falcão, que conquistou o torneio estadual de 85

Falcão, Raí e Toninho Cerezo foram contratados já com mais de 30 anos pelo São Paulo. E nas três experiências com os trintões, o clube se deu bem. Eles faturaram títulos em suas passagens já tardias pelo Morumbi. Em décadas anteriores, o São Paulo trouxe Zizinho, Frienderich e Gérson, todos com acima de 30 anos.

O caso mais bem sucedido ocorreu no começo da década de 90, quando o São Paulo contratou o volante Toninho Cerezo, marcado negativamente por uma falha que resultou em gol da Itália na Copa do Mundo de 1982.

Cerezo chegou ao São Paulo com 38 anos. Entre as principais competições conquistadas, o volante faturou uma Libertadores e dois Mundiais de Clubes.

Um dos maiores ídolos da história do São Paulo, Raí retornou ao clube com 33 anos, justamente para disputar a final do Campeonato Paulista de 1998. Na primeira passagem, o meio-campista somou títulos, coroado com um gol de falta na decisão do Mundial de Clubes contra o Barcelona, em 1992, 2 a 1.

Já em 1998, o então trintão Raí marcou um gol na decisão contra o Corinthians, sendo um dos destaques do time tricolor no título estadual. Em 2000, como reserva, Raí sagrou-se novamente campeão paulista.

Consagrado no Internacional e Roma, da Itália, Paulo Roberto Falcão teve passagem breve, porém, proveitosa no São Paulo. Ele participou da conquista do título estadual de 1985, quando tinha 32 anos, encerrando a carreira no time paulista, aos 33 anos.

Nova aposta tricolor, Rivaldo aguarda a chegada de sua documentação para defender o clube. O técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani estuda a melhor maneira de aproveitar o atleta pentacampeão mundial com a seleção brasileira.

“Na medida em que tivermos o Rivaldo em condições eu já tenho uma ideia. Vamos utilizar da melhor maneira possível. Ele vai jogar na posição dele, de articulação. Estamos apostando que o Rivaldo possa vir com a possibilidade de nos ajudar bastante”.