Topo

Duplas de trintões sustentam o trio de ferro paulista; Mano vê renovação lenta

Para Mano, renovação de jogadores precisa ser acelerada no futebol brasileiro - Ricardo Cassiano/Folhapress
Para Mano, renovação de jogadores precisa ser acelerada no futebol brasileiro Imagem: Ricardo Cassiano/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/01/2011 17h01

Ronaldo e Roberto Carlos são os grandes nomes do Corinthians. Rogério Ceni é o ícone do São Paulo e ganhou Rivaldo como companheiro. Marcos é o ídolo do Palmeiras e viu o xará Marcos Assunção ser o reforço mais efetivo contratado nos últimos meses. O que eles têm em comum? Todos superaram a barreira dos 30 anos e alguns estão próximos dos 40. Muita experiência em campo e preocupação por parte de Mano Menezes, técnico da seleção brasileira.

OS TRINTÕES EM DESTAQUE

RIVALDO
Idade: 38 anos
Nasceu em: 1972
Rogério Ceni
Idade: 38 anos
Nasceu em: 1973
Roberto Carlos
Idade: 37 anos
Nasceu em: 1973
Marcos
Idade: 37 anos
Nasceu em: 1973
Marcos Assunção
Idade: 34 anos
Nasceu em: 1976
Ronaldo
Idade: 34 anos
Nasceu em: 1976

A dupla mais velha do trio de ferro paulista está no São Paulo. Ceni tem 38 anos e Rivaldo completa 39 em 2011. No Corinthians, Roberto Carlos e Ronaldo têm 37 e 34 anos, respectivamente, as mesmas idades de Marcos e Marcos Assunção.

“Nós trintões estamos mostrando que podemos jogar muito tempo. A gente tem que se cuidar mais. Quando a gente é jovem, joga todo dia, treina todo dia se deixarem, mas depois de uma certa idade, não consegue nem levantar da cama depois de um jogo. Aí vem a hora do descanso para depois suportar os treinamentos e os jogos. São jogadores que se cuidam e por isso jogam todo esse tempo, e sempre como titulares”, destacou Marcos Assunção.

Para Mano Menezes, esse cenário levanta uma preocupação. As altas apostas feitas em jogadores tão experientes evidenciam uma renovação deficiente por parte dos clubes. O treinador, inclusive, comandava o Corinthians quando Ronaldo e Roberto Carlos foram contratados.

“O Rivaldo é um grande jogador, um grande ídolo do futebol brasileiro e está com a idade um pouco avançada. Estamos avançando essa idade de utilização de jogadores de alto nível: o Roberto [Carlos] está com 37 anos, o Rivaldo tem 38...”, destacou Mano.

“A única preocupação é que se eles estão ocupando os lugares de destaque nos principais clubes, talvez nossa reposição esteja deixando um pouco a desejar. Temos que acelerar isso. Eles são grandes jogadores, mas o tempo não perdoa certas coisas”, emendou o treinador na última terça-feira, após convocar a seleção que enfrenta a França no dia 9 de fevereiro, em Paris.

E se essa lista de grandes reforços veteranos não é maior, não foi por falta de esforço do trio de ferro. O Corinthians fez uma proposta inicial de 7 milhões de euros ao Sevilla para repatriar Luís Fabiano, de 30 anos. O São Paulo também tem interesse no jogador. O Palmeiras, por sua vez, participou da briga por Ronaldinho, de 30 anos.

O trio também tem procurado reforços mais jovens, é verdade, mas as categorias de base de São Paulo, Palmeiras e Corinthians não emplacam mais tantos jogadores nos times titulares do profissional como antes. E empolgados com a possibilidade de lucrar com patrocínios, investem cada vez mais pesado em grandes nomes, mesmo que eles sejam quase “quarentões”.