Fifa testará dez sistemas tecnológicos para ajudar árbitros
Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou que testará dez sistemas tecnológicos diferentes para analisar se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. Os experimentos serão realizados na próxima semana em Zurique (Suíça).
“Os testes acontecerão entre os dias 7 e 13 de fevereiro e serão monitorados pelo instituto de pesquisas EMPA”, informou a Fifa em comunicado oficial. Os resultados destes experimentos serão discutidos na próxima reunião da International Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol. O encontro será em 5 de março em Newport (País de Gales).
“A questão da tecnologia da linha do gol também voltará a ser debatida. Cumprindo o acordado durante a Assembleia Anual de Negócios realizada no dia 20 de outubro de 2010, a IFAB receberá um relatório dos testes que serão conduzidos com as tecnologias apresentadas por dez empresas”, acrescentou a Fifa na nota.
Além da questão do uso de recursos tecnológicos no futebol, outros assuntos também estarão em pauta. “Informações sobre os experimentos com árbitros assistentes adicionais também serão apresentadas na Assembleia Geral Anual da IFAB. Álém disso, será analisado o pedido da UEFA para que os assistentes adicionais sejam usados na Euro 2012”, completou a entidade.
Serão discutidos também o uso do spray pelos juízes para determinar o local exato da barreira e da cobrança de uma falta, além da utilização de faixas na cabeça e outros objetos por parte dos jogadores.
Joseph Blatter, presidente da Fifa, tem se mostrado contrário ao uso de recursos tecnológicos no futebol. No entanto, os erros cometidos pelos árbitros na última Copa do Mundo aumentaram a pressão sobre o dirigente para que ele mude de ideia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.