Topo

Ricardinho e Magno Alves querem mostrar que idade não é documento no Atlético

Mancini e Ricardinho estão entre os mais experientes jogadores do elenco atleticano  - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Mancini e Ricardinho estão entre os mais experientes jogadores do elenco atleticano Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Em Vespasiano (MG)

04/02/2011 07h03

Um dos jogadores mais experientes do elenco atleticano, ao lado do atacante Magno Alves, o armador Ricardinho minimiza o fato de o time do Atlético-MG ter atletas experientes em seu elenco. Segundo ele, o “problema” é o preconceito criado no futebol brasileiro.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Zé Luís, 31 anos, e Magno Alves, 35, formam também no time dos experientes do Atlético-MG

“Esta questão de idade está na cabeça das pessoas, a mentalidade do futebol brasileiro que coloca que os jogadores de 30 anos, 30 e poucos já são veteranos. Quando se destaca um pouco falam que ele tem vitalidade, disposição, com 35 ele ainda está iniciando a vida, só aqui no Brasil que eles têm este tipo de preconceito”, salientou Ricardinho.

Ricardinho fará 35 anos em 23 de maio, igualando-se ao atacante Magno Alves, que comemorou aniversário em 13 de janeiro deste ano. No elenco atleticano, o volante Zé Luís, o lateral-esquerdo Leandro e o zagueiro Leonardo Silva têm 31 anos e farão 32 em março, abril e junho próximos. Já o meia-atacante Mancini fez 30 anos em agosto passado.

Apesar de ser “rotulado” como experiente, o armador destaca que está tranquilo e quer mostrar o futebol dentro de campo, independente da idade. “Não adianta esquentar a cabeça, se preocupar. O Magno entrou bem, chegou para ajudar. Então, a gente não pode ver com preconceito pela idade, a idade não aponta nada, o que aponta é a qualidade e a competência dentro de campo”, destacou Ricardinho.

Além do grupo de atletas que já tem pelo menos 30 anos, o Atlético-MG conta em seu elenco com jogadores que estão se aproximando, É o caso do meia-atacante Wesley, de 29, que fará 30 no final deste ano. O volante Richarlyson fez 28 anos em dezembro último e o meia Daniel Carvalho alcançará essa idade em 1º de março.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

A situação atleticana é equilibrada, já que o grupo de atletas é formado por alguns bem jovens. Entre os mais novos estão os goleiros Renan Ribeiro, 20 anos; Giovanni, 23 e Lee, 22; mesma idade do zagueiro Werley e do atacante Jobson. O meia-atacante Renan Oliveira é um ano mais novo, com 21 anos. Os mais novos são os meias Bernard, Nikão e Wendel, todos com 19 anos, seguidos de Wescley e Fillipe Soutto, com 19. Os cinco foram promovidos por Dorival Júnior.

Outro atleta experiente, o atacante Magno Alves concorda com Ricardinho e destaca que no futebol brasileiro têm exemplos de jogadores experientes que atuam em alto nível. “Uma coisa importante é você estar bem mentalmente, até neste fato idade, é uma cosia que a imprensa sempre fala, temos muitos exemplos, Roberto Carlos, Rivaldo e até mesmo nós no Atlético estamos nos destacando, todos estão vendo esta vitalidade, é importante, não é só de boca, é em campo”, afirmou.

O atacante destaca que se prepara forte para superar a alta idade e tenta jogar sempre no seu melhor condicionamento físico. “A gente tem sempre de nos preparar para quando chegar a oportunidade a gente dar o nosso melhor, isso é uma coisa que tenho em mente, sou experiente e quero sempre ajudar a equipe em campo, se possível fazendo gol”, ressaltou Magno Alves.