Topo

No Grêmio, Escudero luta contra dúvidas e preferência de Renato Gaúcho

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

07/02/2011 15h29

O meia argentino Damián Escudero chegou a Porto Alegre no domingo. Nesta segunda-feira após o treinamento haverá sua apresentação oficial. Em sua primeira experiência no país, o jogador precisará lutar contra o desconhecimento e a preferência de Renato Gaúcho. Sem certeza sobre posicionamento e adaptação do novo atleta, o comandante gremista reluta em projetar entrada no time.

O treinador gremista deixou claro em 2010 que temia pela contratação de estrangeiros. Segundo ele, qualquer novo jogador que inicie caminhada no futebol nacional necessita de adaptação. "Temos que pensar quem queremos contratar. Depende do atleta. Eu não gosto muito de trabalhar com estrangeiros. Não adianta trazer um jogador que vá precisar de adaptação ao futebol brasileiro", disse Renato Gaúcho no ano passado.

Damián Escudero foi reforço solicitado pela direção, sem indicação do comando técnico. Assim se justifica o evidente desconhecimento de suas capacidades. "Ele terá que chegar e depois de alguns treinamentos vamos conhecer melhor as características em campo. Precisamos aguardar a adaptação, depois poderemos dizer onde ele poderá jogar", explicou Renato.

O vice de futebol do clube, Antônio Vicente Martins, contraria a predileção do técnico por brasileiros. "Não tem nada disso, quem tiver qualidade jogará sempre. Ele saberá aproveitar as capacidades de qualquer um", referiu.

No entanto, ao que tudo indica, Escudero chega ao Grêmio precisando mostrar mais que Vinícius Pacheco e Carlos Alberto, dois exemplos de atletas indicados por Renato Gaúcho. A direção gremista não descarta novas contratações em negócios ocasionais, mas inicialmente o elenco está fechado para o restante do primeiro semestre.

Após o treinamento desta segunda, os dois últimos reforços - Carlos Alberto e Escudero - serão apresentados oficialmente. Suas estreias, porém, ainda dependem da publicação dos nomes no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.