Topo

Conmebol dispensa Seneme e rodada decisiva do sub-20 só terá juízes 'eliminados'

Apontado como um dos mais experientes, Wilson Seneme não poderá trabalhar na rodada decisiva - Alejandro Pagn/AFP
Apontado como um dos mais experientes, Wilson Seneme não poderá trabalhar na rodada decisiva Imagem: Alejandro Pagn/AFP

Thales Calipo<BR>Em Arequipa (Peru)

11/02/2011 12h09

Apesar de contar com três partidas decisivas, a última rodada do Sul-Americano sub-20, que acontece neste sábado, a partir das 16h50 (19h50 de Brasília) contará apenas com árbitros de segunda linha. A decisão foi tomada pela Conmebol, que dispensou nesta sexta-feira todos os juízes e assistentes dos países cujas seleções participam do hexagonal final.

Dessa forma, a partida entre Brasil e Uruguai, que acontece às 21h10 (0h10 de Brasília) e definirá o campeão do torneio, além de poder dar a segunda vaga olímpica aos brasileiros, terá quatro opções de árbitro: o boliviano Raul Orosco, o peruano Victor Carrilo, o venezuelano Marlon Escalante e o paraguaio Antonio Arias.

Além da disputa do título, a última rodada ainda terá Argentina e Colômbia (que pode dar uma vaga olímpica aos argentinos) e Chile e Equador (disputa direta pela última vaga para o Mundial sub-20).

Com os cortes realizados pela Conmebol, o brasileiro Wilson Seneme, apontado como um dos mais experientes do grupo levado ao Peru para o Sul-Americano sub-20, não poderá trabalhar na rodada decisiva, mesmo que sua presença, como na partida entre Equador e Chile, por exemplo, não tivesse qualquer influência no jogo do Brasil.

A Conmebol, no entanto, já havia realizado alguns cortes durante o hexagonal final. Um dos árbitros dispensados nesta primeira leva foi o argentino Diego Abal, que teve uma atuação polêmica na estreia do Brasil, contra o Paraguai, ao expulsar dois atletas brasileiros (Zé Eduardo e Henrique), além do técnico Ney Franco.

Abal voltou a comandar um jogo do Brasil na quarta rodada da primeira fase e, novamente, teve uma atuação contestada, quando mostrou muito rigor e expulsou o equatoriano Cazares ainda no primeiro tempo, beneficiando assim os brasileiros. Essa atitude foi vista por membros da Conmebol como uma espécie de “compensação” pelos cartões vermelhos distribuídos na estreia.


Em Arequipa (Peru)","publicationDate":"20110211120900"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2011/02/11/conmebol-dispensa-seneme-e-rodada-decisiva-do-sub-20-so-tera-juizes-eliminados.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="esporte/esporte.futebol.ultimas-noticias">