Topo

Escudero tem nome publicado no BID e pode estrear pelo Grêmio

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

11/02/2011 20h05

O meia argentino Damián Escudero teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na tarde desta sexta-feira e está à disposição de Renato Gaúcho no Grêmio. A notícia é encarada com surpresa, já que nem a direção do clube portoalegrense esperava a liberação antes de segunda-feira. Assim, o jogador depende somente do comando técnico para estear neste domingo.

Para que um jogador possa atuar em campeonatos no Brasil, seu contrato precisa ser publicado pelo boletim da Confederação Brasileira de Futebol até 24 horas antes de sua partida de estreia. Como o Grêmio atua somente domingo, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, às 17h, pelo Estadual, Escudero está à disposição.

No entanto, a concentração já foi iniciada e o clube não divulga os relacionados com antecedência. Por isso não haverá certeza se o ex-jogador do Boca Juniors será ou não alternativa já neste fim de semana.

Pesa em favor do atleta a intenção de Renato Gaúcho em dar o ritmo ideal para a maioria dos jogadores. Assim, ele poderia entrar em campo pela primeira vez com seus novos colegas, como fará Carlos Alberto.

Nos dois treinamentos em que esteve à disposição, Escudero foi titular. Sempre ao lado de um volante (Rochemback ou Willian Magrão), Carlos Alberto e Douglas, indicando uma tendência de escalação. Emprestado até o fim do ano, o meia-atacante tem direitos fixados em 6 milhões de euros e ainda pertence ao Boca. 

Independente de jogar ou não neste domingo, Escudero está liberado para ser inscrito na Libertadores. O Grêmio estreia na fase de grupos da competição continental nesta quinta-feira, às 19h45, contra o Oriente Petrolero-BOL, no Olímpico. Três trocas na lista inicial - enviada para fase preliminar - podem ser feitas até 48 horas antes do embate, ou seja, terça-feira. O argentino é um dos cotados para entrar na relação.