Topo

Apesar do otimismo, Brasil se assusta com placar elástico contra o Uruguai

Destaque da final, Lucas comemora o título do Sul-Americano Sub-20 - Mowa Press
Destaque da final, Lucas comemora o título do Sul-Americano Sub-20 Imagem: Mowa Press

Thales Calipo

Em Arequipa (Peru)

13/02/2011 10h00

“Nem nos meus melhores sonhos eu imaginava ganhar dessa forma”. A frase exprime o sentimento de surpresa da seleção brasileira depois da goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai, resultado que garantiu o título do Sul-Americano sub-20 e também deu a vaga para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

'MARATONA' AMEAÇA JOGADORES

  • Mowa Press

    Os 20 jogadores que disputaram até a madrugada de domingo o Sul-Americano sub-20 não vão descansar, mesmo após conquistar o título com a vitória por 6 a 0 e o título da competição. Os quatro atletas do Santos, por exemplo, vão emendar a competição com a estreia do clube na Libertadores.

Apesar da fase final do torneio ser um hexagonal, Brasil e Uruguai realizaram uma espécie de final pelo fato de os dois times terem chegado à última rodada ocupando as duas primeiras colocações. Os uruguaios ainda tinham a vantagem do empate, já que somavam dez pontos, um a mais que os brasileiros.

Porém, mesmo com a maior parte do primeiro tempo em ritmo lento, o Brasil conseguiu voltar para o vestiário com a vantagem de 2 a 0 no placar e ainda com um jogador a mais, já que Adrián Luna, estrela do adversário, foi expulso por uma falta em Juan.

Logo no início da segunda etapa, Saimon cometeu pênalti e também foi expulso. Os uruguaios, no entanto, desperdiçaram a cobrança e, a partir daí, o Brasil dominou completamente o adversário e completou a goleada por 6 a 0.

“A gente esperava que ia vencer e estava confiante, mas não da maneira que foi, com um 6 a 0. Foi a melhor partida do campeonato e o grupo está de parabéns”, destacou o meia Lucas, destaque com três belos gols e grande nome da partida.

“Esse jogo marcou muito, não só a minha carreira, como a do Lucas também. Praticamente uma final, fazer 6 a 0, e o Brasil jogando muito”, completou Neymar, que marcou duas vezes e, com isso, terminou o Sul-Americano sub-20 como o grande artilheiro, com nove gols, além do prêmio de melhor atleta da competição.

Sempre ponderado nas suas declarações, o técnico Ney Franco também expressou surpresa com o resultado, mas acabou se rendendo ao talento mostrado por seus atletas contra o Uruguai.

“Fomos senhores da partida o tempo todo. Não tivemos nenhum gol por acaso, só gols bonitos e construídos pela qualidade técnica dos jogadores. Achei legal e saio satisfeito”, disse o treinador brasileiro.

O Brasil deixa o Peru na madrugada de domingo e deve desembarcar em São Paulo às 8h50 (horário de Brasília) desta segunda-feira.