Topo

Domenech admite erros, mas critica "bando de inconscientes e sem educação"

Domenech relembrou fiasco no Mundial-2010, reconheceu falhas e fez críticas - AFP
Domenech relembrou fiasco no Mundial-2010, reconheceu falhas e fez críticas Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Paris (França)

15/02/2011 13h03

Raymond Domenech enfim quebrou o silêncio e falou sobre a desastrosa participação da seleção francesa na Copa do Mundo-2010. O treinador, que comandou os Bleus no último Mundial, reconheceu alguns erros cometidos durante a passagem pela África do Sul, mas também não poupou críticas aos jogadores.

RELEMBRE A POLÊMICA FRANCESA

  • Reprodução

    O jornal L’Équipe estampou em sua manchete os termos usados por Anelka para xingar Domenech: “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, teria dito o jogador ao treinador nos vestiários, em resposta a uma crítica feita por Domenech à fraca atuação do atacante no 1º tempo do jogo contra os mexicanos

“Cada vez que eu entrava no ônibus, não via ninguém. Naquele momento, eu dizia para mim mesmo que eles haviam ficado loucos e não se deram conta disso. Hoje, sei que estava errado. Eles sabiam o que estavam fazendo. Eu os vejo sobretudo como um bando de inconscientes e sem educação”, afirmou Domenech, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal francês L’Express.

O treinador se referiu ao polêmico episódio ocorrido em Knysna, onde a seleção francesa estava concentrada. Os jogadores se recusaram a treinar, em represália à exclusão de Nicolas Anelka do elenco. O atacante havia sido punido por ofender Domenech em uma ríspida discussão nos vestiários durante o intervalo da partida contra o México.

Em seguida, o técnico leu um comunicado escrito pelos jogadores, que explicavam os motivos pelos quais haviam tomado tal atitude. “Era necessário que alguém assumisse suas responsabilidades e parasse com isso. Todas as câmeras estavam voltadas para o ônibus, centenas de garotos esperavam à beira do campo. Fomos a chacota do mundo”, comentou Domenech.

O FRACASSO FRANCÊS NA ÁFRICA DO SUL

França foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo-2010. Relembre como foi a campanha desastrosa

O treinador também explicou porque só falou agora. “Todos falaram no meu lugar. Tinha vontade de restabelecer a minha vontade”, disse. Domenech também admitiu alguns erros cometidos. “Não escolhi os bons jogadores nem usar as palavras necessárias”, reconheceu.

O fiasco francês na África do Sul provocou uma série de críticas, que vieram tanto de comentaristas esportivos como de políticos e diversos setores da sociedade. “Não aceito a crítica dos políticos, nem a dos ex-jogadores que se tornaram jornalistas, mas isso não me exime dos meus erros”, completou Domenech.