Topo

Direção do Internacional anuncia a saída de 10 jogadores do grupo profissional

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

21/02/2011 20h25

Depois da desclassificação do Inter B nas quartas de final na Taça Piratini, a direção do Internacional projetou um enxugamento do grupo de jogadores do clube e a movimentação começou nesta segunda-feira com mais 10 jogadores. Três do elenco principal e mais sete do time que estava disputando o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Ilan, Edu e Danny Morais, que treinavam em uma academia de Porto Alegre, perderam o vínculo com o clube.

Segundo o Inter, Danny Morais acertou a saída do clube na troca pelos direitos econômicos e federativos. Edu receberá 50% dos salários que tinha direito até agosto, quando terminaria o contrato. Já Ilan estava realizando a recuperação de uma cirurgia que fez em novembro do ano passado no pé, mas como não compareceu mais nas atividades marcadas e os dirigentes do Inter entenderam que ele perdeu o vínculo com o clube. O contrato com o Inter terminou em dezembro, mas como jogadores lesionados não podem ser liberados, a direção disponibilizou toda a estrutura necessária para ele fazer o tratamento. Com a desistência, o vínculo foi dado como encerrado.

Além dos três atletas, sete jogadores do Inter B foram emprestados nesta segunda-feira. Marquinhos, considerado nos últimos anos como uma das promessas do clube, acertou a transferência para o Avaí até o final da temporada. O meia Ytalo e o atacante Fabinho irão atuar até dezembro no Mogi Mirim. Já os laterais Kléber Silva e Mineiro, o meia Wagner Libano e o atacante Talles Cunha foram cedidos por empréstimo para o Criciúma. Na última semana, o lateral-esquerdo Lima e o atacante Léo já haviam sido emprestados ao Paraná Clube.

"Nós não temos uma meta de diminuição. O que nós temos que fazer é uma otimização de recursos, fato que eu venho falando desde que assumi o departamento de futebol. Tínhamos um número necessário de jogadores quando estávamos usando o Inter B (na Taça Piratini), mas em razão da decisão que eu tomei (finalizar o projeto), temos jogadores em excesso. Desta forma, tenho que tomar providências. Emprestar para que esses jogadores adquiram a possibilidade de crescer na carreira ou então rescindir o contrato. Esses são os caminhos que estou optando", afirmou o vice de futebol Roberto Siegmann.

As saídas do Internacional não devem parar com os nomes que já deixaram o clube. O centroavante Guto e o lateral Bustos receberam propostas nos últimos dias e a direção analisa a possibilidade de negociação. Ronaldo Conceição, Maycon, Marinho e Thiago Humberto são outros jogadores que não devem permanecer no Inter. Os dirigentes aguardam clubes interessados nos atletas, mas também não está afastada a possibilidade de liberação.