Topo

Mano aprova jogo de despedida de Ronaldo na seleção, mas prioriza Copa América

Treinador da seleção afirmou ser uma honra comandar um jogo para Ronaldo, mas não agora - AFP Photo
Treinador da seleção afirmou ser uma honra comandar um jogo para Ronaldo, mas não agora Imagem: AFP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/02/2011 23h31

O técnico Mano Menezes afirmou nesta terça-feira que aprova um jogo de despedida na seleção brasileira para o atacante Ronaldo, que anunciou sua aposentadoria dos gramados na última semana. A partida festiva, no entanto, se acontecer, deverá ficar para o segundo semestre, já que o treinador destacou que a prioridade da sua equipe nesse momento é a Copa América, que acontece em julho.

“Claro que o dirigiria [em um jogo de despedida] com o maior prazer, pois seria uma honra. Porém, precisamos colocar algumas prioridades, pois temos uma Copa América logo ali e temos de priorizar esses jogos [amistosos] para aprimorarmos para essa competição”, afirmou o treinador da seleção brasileira em entrevista ao programa Cartão Verde, da TV Cultura.

Ronaldo e Mano Menezes trabalharam juntos por um ano e meio no Corinthians. Juntos, conquistaram o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil em 2009, mas falharam na busca pelo inédito troféu da Copa Libertadores no ano seguinte, quando a equipe alvinegra foi derrotada pelo Flamengo.

Independentemente de qualquer homenagem a Ronaldo, o técnico da seleção brasileira reiterou o planejamento para a Copa América, na Argentina. Até lá, o time de Mano Menezes já tem dois compromissos agendados: em março, contra a Escócia, e em junho, contra a Holanda.

Nessas duas oportunidades, a expectativa é que Mano Menezes mantenha a base que já vem usando em amistosos no passado. Porém, o time deve contar com o retorno de um atleta em especial: Paulo Henrique Ganso, em fase final de recuperação de uma cirurgia que o tirou dos gramados por seis meses.

“Ele tem um lugar na seleção pela função e a maneira que vinha desempenhando. É difícil encontrar um armador canhoto que também completa a saída [de bola] pelo lado. Ele é jovem e muito atento às jogadas, pois sabe acelerar e segurar o jogo quando necessário”, destacou o técnico, lembrando que Ganso participou apenas da partida contra os Estados Unidos, em agosto passado, com a camisa da seleção principal.

Quem também tem lugar garantido é Neymar, principalmente após as boas atuações no Sul-Americano sub-20, competição que o Brasil conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e o título. Porém, outros dois destaques da equipe podem ser aproveitados em breve.

“O Neymar é um dos jogadores que já fez parte das convocações comigo. Ele fez um brilhante Sul-Americano e está entre os três jogadores que se destacaram acima da média, ao lado do Lucas e do Casemiro. Todos são jogadores que vão fazer parte da seleção, cedo ou tarde”, completou Mano.