Topo

"Novo Messi" revê Neymar na Libertadores e protagoniza duelo entre países

Juan Iturbe é uma das principais promessas do futebol argentino e considerado o "novo Messi" - Gonzalo Alfaro/EFE
Juan Iturbe é uma das principais promessas do futebol argentino e considerado o "novo Messi" Imagem: Gonzalo Alfaro/EFE

Do UOL Esporte*<br>Em São Paulo

24/02/2011 07h06

Principais promessas do futebol sul-americano, Neymar e Juan Manuel Iturbe irão se reencontrar na principal competição do continente. O astro do Santos enfrentará o meia-atacante pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira, quando a equipe da Vila Belmiro receber o Cerro Porteño. Só um detalhe poderia atrapalhar o desempenho do grande destaque do time visitante: Iturbe está no centro de uma polêmica entre torcedores argentinos e paraguaios.

O “novo Messi”, como o atleta é chamado por sua característica de jogo e semelhança física com o craque do Barcelona, foi um dos principais destaques da Argentina no Sul-Americano sub-20. O jovem, de 17 anos, só não conseguiu apagar o brilho de Neymar. E os dois irão se reencontrar na Libertadores com a possibilidade de revanche.

Entretanto, essa não é a principal preocupação de Iturbe no momento. Ele recusou o convite para defender o Paraguai, optou pela seleção argentina e virou protagonista de uma polêmica. A escolha deixou os paraguaios frustrados. A torcida local organizou uma campanha na rede social Facebook, onde foi criada a página “Iturbe é paraguaio”. A disputa ganhou o mundo.

A jovem promessa nasceu em Buenos Aires - no dia 4 de junho de 1993, mas vive desde os sete anos em Assunção com sua família. O meia-atacante já vestiu a camisa da seleção paraguaia – sempre em jogos não oficiais – e confirmou o desejo de competir com a Argentina ao disputar o Sul-Americano.

Iturbe virou personagem no Facebook através dos torcedores do Cerro Porteño, clube que teve uma estreia brilhante na Libertadores: 5 a 2 sobre o Colo-Colo. O meia-atacante marcou duas vezes para o time paraguaio. Um dos comentários dos internautas na página criada para o jogador destaca. “Por justiça, apesar de ter nascido na Argentina, Iturbe deve colocar a camisa albirroja, porque se formou no Paraguai”.

SAIBA MAIS SOBRE ITURBE

O estilo de jogo e a precocidade no futebol já lhe renderam o apelido de "novo Messi". E, no Sul-Americano sub-20, o meia foi destaque da seleção argentina, mesmo sem ser titular. Em todas as oportunidades que teve, o jogador confirmou a expectativa criada em torno do seu futebol e não decepcionou.

Apesar da disputa, o “novo Messi” já afirmou que não voltará atrás em sua decisão e que jogará pela Argentina no futuro, caso receba um chamado. “É uma decisão que tomei desde o momento em que vesti a camisa da seleção argentina. O Paraguai é um capítulo encerrado”, completou.

A briga para definir uma nacionalidade para o jogador envolveu dirigentes do Cerro Porteño, clube em que foi profissionalizado, seus pais e empresários. Os agentes venceram a disputa e colocaram a promessa na seleção argentina. “Eles [dirigentes da Associação Paraguaia de Futebol] nunca se aproximaram. Quando eu mais precisei de ajuda, eles estavam longe. Na Argentina, os dirigentes me receberam muito bem. Estou muito agradecido e já não posso voltar atrás”, explicou.

De fato, o Paraguai nada pode fazer. O jogador disputou o Sul-Americano sub-20 pela Argentina e já não seria autorizado pela Fifa a defender uma outra seleção. Também por determinação da entidade, Iturbe só poderá deixar o Cerro Porteño e seguir para o Porto, clube que já garantiu a sua contratação, após completar 18 anos.

* Com agências internacionais