Topo

Corinthians lança TV e usa Toquinho, Edu e ex-mallandrinha como atrações

Toquinho, Livia Andrade e Edu fazem parte da programação da TV Corinthians - Montagem UOL
Toquinho, Livia Andrade e Edu fazem parte da programação da TV Corinthians Imagem: Montagem UOL

Carlos Padeiro

Em São Paulo

01/03/2011 07h10

Entra no ar na noite desta terça-feira o primeiro canal de televisão inteiramente voltado a um clube no Brasil. A TV Corinthians (TVC), fruto de uma parceria do clube com a TV+, estará disponível para assinantes da TVA. Na programação, a transmissão ao vivo de treinos do time profissional, de entrevistas coletivas e de jogos das categorias de base e de outras modalidades.

A TV DE UMA NAÇÃO

O site oficial do Corinthians criou as ”Regras de Conduta para os seus mais de 30 milhões de espectadores”. Entre as sugestões aos torcedores estão:

- Jamais trocar a TV Corinthians pela novela das 18h, 19h ou 20h;
- Cobrar a exibição da TV Corinthians em quantas operadoras de TV por assinatura for possível. É o famoso telemarketing reverso ativo;
- Saber tudo o que se passa no Corinthians, em todas as categorias, dos pivetes aos seniores.

Além disso, corintianos famosos serão atrações da TVC, como o cantor Toquinho e a modelo e ex-mallandrinha Livia Andrade. O ex-jogador Edu, que deixou o elenco alvinegro em janeiro, terá espaço como comentarista de futebol.

Segundo o diretor-geral da TVC, Carlos Carreiras, o investimento para viabilizar a emissora por assinatura é de R$ 3 milhões, sendo que o clube não gastou nada. “O Corinthians cedeu apenas o espaço, um depósito abandonado no segundo andar do Parque São Jorge. Reformamos e transformamos em estúdio”, comentou.

No futebol brasileiro já existem TVs de clubes na internet, mas a TVC será o primeiro canal de televisão. “O Corinthians me chamou para falar sobre internet, mas respondi que não interessava. Propus um projeto para TV, no começo eles se assustaram, mas depois viram que não teria custo e a possibilidade de receita é grande”, apontou Carreiras.

Serão duas fontes para lucrar: as cotas de publicidade e a arrecadação da TV por assinatura. Ainda nesta terça a TVA definirá se a TVC utilizará o canal 10 ou 20. O programa de estreia está marcado para as 22h. A ideia é que outras operadoras por assinatura, como a Net, também exibam a TVC para aumentar a arrecadação.

Durante as partidas da equipe alvinegra, a emissora ficará fora do ar, já que não possui os direitos de transmissão do Paulista e do Brasileiro. “Colocaremos uma tela preta com a mensagem: ‘nada é mais importante do que assistir aos jogos do Corinthians’”, revelou o diretor-geral da TVC.

O site oficial do clube faz propaganda sobre o novo produto, cujo slogan é "A TV de uma nação". “Serão de seis a oito horas de programação inédita todos os dias, com comerciais de 30 segundos divididos por programas e faixas horárias”, noticia.

O plano inicial era lançar a TVC em janeiro. “Detalhes técnicos provocaram o atraso. Precisava de uma fibra ótica para ligar o Parque São Jorge ao CT [Joaquim Grava] e estava na dependência da Telefônica. Terminaram o serviço nesta semana, e sem isso não seria possível transmitir o treino ao vivo, um grande atrativo”, explicou Carreiras.