Topo

Renato Gaúcho define: ou Escudero se adapta ao Grêmio, ou precisa de babá

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

02/03/2011 12h02

O técnico Renato Gaúcho não define prazo, mas descarta demora na adaptação do argentino Damián Escudero ao futebol brasileiro. Para o treinador, o entrosamento depende unicamente dele e o jogador deve se esforçar para vencer as barreiras do idioma e da timidez. Caso contrário, segundo o comandante, será necessário contratar uma babá para ele.

O tom de brincadeira, costumeiro nas entrevistas de Renato, foi a maneira encontrada para cobrar o meia-atacante. Com poucas participações no time, o principal problema encontrado por ele é compreender o que é pedido pela comissão técnica.

"Ele tem que se adaptar, ou vou precisar contratar uma babá para ele. E vai ser difícil encontrar uma que fale espanhol", brincou o comandante.

Em duas oportunidades, Escudero entrou no time durante o segundo tempo. Contra o Oriente Petrolero sua participação foi discreta, mas contra o Cruzeiro-RS ele fez boas jogadas, tentou arremates em gol e só não teve chance clara para marcar pois Douglas preferiu o chute em vez do cruzamento em lance no fim do jogo.

"Nosso vestiário é muto bom, ele tem que tentar falar português também. Depende mais dele agora, porque o pessoal o deixa bastante à vontade. O brasileiro é naturalmente acolhedor. Ele está bem e feliz, logo logo terá mais chances, daí será com ele. Teremos o segundo turno do Gauchão e ele vai começar jogando algumas partidas, daí terá que mostrar serviço. Não podemos depender de oito ou nove meses para ele se adaptar", referiu Renato.

Tímido, Escudero fala baixo, rápido e sempre fica alheio às brincadeiras de vestiário. Ou por não compreender ou por característica pessoal, o argentino se mantém, normalmente, sozinho dentro e fora de campo. Já em 2010 Renato Gaúcho revelava preocupação com a contratação de estrangeiros. Segundo o treinador, o processo de adaptação é complicado.

"Ele já está se soltando. Não adianta, também, querer mudar sua personalidade. Ele pode estar ambientado e seguir calado, é o jeito dele. O pessoal brinca com ele e daqui a pouco será mais utilizado", sacramentou.

O Grêmio volta a campo nesta quinta-feira, às 20h15, contra o León de Huánuco, no Olímpico. O jogo vale pela terceira rodada do grupo 2 da Libertadores. Atualmente o time tricolor é segundo colocado com 3 pontos. Antes disso, porém, o elenco participa do treinamento desta quarta. Lúcio e Paulão devem ficar fora do jogo. O lateral está vetado pelo departamento médico enquanto o zagueiro pode ser negociado com o Guangzhou Evergrande, da China.