Topo

Ronaldo terá jogo de despedida com camisa da seleção em amistoso no Pacaembu

Com a camisa da seleção, Ronaldo virou o maior artilheiro de Copas do Mundo - AFP
Com a camisa da seleção, Ronaldo virou o maior artilheiro de Copas do Mundo Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

02/03/2011 08h03

Ronaldo terá uma partida de despedida com a camisa da seleção brasileira. Herói da Copa do Mundo de 2002, o ex-atacante participará de amistoso contra a Romênia, no dia 7 de junho, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A informação foi confirmada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quarta-feira em seu site oficial.

A ROTINA DE RONALDO APOSENTADO

Sócio da 9ine, Ronaldo tem se dedicado aos negócios desde que se aposentou e, agora, sonha em contar com Kaká. Saiba mais
Em inauguração de complexo esportivo, Ronaldo foi homenageado por seu ídolo Zico. O ex-atacante, que reafirmou carinho maior pelo Corinthians. Leia
Ronaldo usou o Twitter para criticar uma realidade do futebol: os boleiros que encerram a carreira não recebem aposentadoria. Leia mais
Com uma semana de aposentadoria, Ronaldo  trocou a paz por homenagens, visitas a diversos programas de TV e monopolizou publicações de fora do universo esportivo. Confira a matéria
Ronaldo se despediu dos corintianos e pôde sentir o carinho da torcida que o criticou após a eliminação na pré-Libertadores. Saiba mais
Ronaldo dá festa para lutador Anderson Silva e é flagrado fumando ao lado de Roberto Carlos. Fotos
Dois dias após se aposentar, Ronaldo se reúne com políticos e é anunciado como membro do Comitê de SP para a Copa-2014. Veja quadrinhos

O anúncio da aposentadoria como jogador de futebol ocorreu no dia 14 de fevereiro. Na ocasião, Ronaldo afirmou que faria partida de despedida na metade do ano. “Eu acho que em junho ou julho vamos fazer alguma coisa, tentar reunir vários jogadores que estiveram comigo e fazer uma festa de despedida”, disse durante a entrevista em que encerrou 18 anos de carreira.

O Pacaembu volta a ser palco do adeus de um herói brasileiro em Copas do Mundo. Símbolo do tetra em 1994, Romário se despediu da seleção brasileira em abril de 2005. Agora é a vez de Ronaldo, que fez sua estreia em Mundiais justamente quando Romário brilhou nos Estados Unidos.

Três dias antes da despedida de Ronaldo, a seleção brasileira fará amistoso contra a Holanda no estádio Serra Dourada. O ex-camisa 9 já havia externado o desejo de vestir a camisa verde-amarela em sua despedida e afirmou que entraria em contato com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

A entidade e Ronaldo já viveram tempos problemáticos, principalmente por conta de uma declaração do jogador, que acusou Teixeira de ter "duplo caráter" durante sabatina da Folha. A amizade foi retomada em festa da Traffic com a presença de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.

"O Ronaldo merece um jogo de despedida, e o torcedor brasileiro muito mais ainda vê-lo pela última vez com a camisa da seleção brasileira em um estádio no país. Tenho certeza de que será uma grande festa, à altura da carreira desse grande craque, um dos maiores que vi atuar", declarou Teixeira.

Desde que anunciou a aposentadoria, muito se especulou sobre a partida de despedida. A presidente rubro-negra Patrícia Amorim não descartou a possibilidade de fazer um jogo em que o Fenômeno vestiria a camisa do Flamengo, seu clube de coração durante a infância, e as cores do Corinthians, última equipe de Ronaldo e onde ele criou uma grande identificação. Mas nada foi confirmado.

Eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 15 gols. Após 18 anos de carreira profissional, o Fenômeno anunciou a aposentadoria no dia 14 de fevereiro. Acompanhado dos filhos Alex e Ronaldo, o ex-camisa 9 chorou, relembrou momentos importantes de sua trajetória e fez juras de amor ao Corinthians.

Na derradeira entrevista, Ronaldo alegou que as frequentes dores eram as responsáveis por sua saída dos gramados aos 34 anos. Ele ainda revelou hipotireoidismo para justificar o sobrepeso dos últimos anos. O Fenômeno também pediu desculpas pela eliminação corintiana na Pré-Libertadores - fato apontado por sua esposa Bia Anthony como a 'gota d'água' para a antecipação da aposentadoria.

*Atualizada às 9h46